Directorio    Forum    Fotos    Video    Toolbar - Radio em Directo!    Blogs:  Blog Imprevisto    PontoPorPonto    Do Meu Mirante   

Homenagem a Nádia Oliveira

Fé e Arte de mãos dadas

“Há momentos na vida em que a música fala por si, diz o que o coração sente e as palavras não sabem traduzir.”

Foi com estas palavras que a Academia de Música de Santa Maria da Feira quis, no passado Domingo, 11 de Maio, homenagear aquela que foi sua aluna, Nádia Oliveira, através da celebração de uma Eucaristia -Concerto, na Igreja do Mosteiro de Arouca, celebrada pelo Pe.José Augusto Correia de Oliveira, tio da homenageada e musicalmente animada pelo coro e orquestra dessa Escola de Música.

Mas se a Arte esteve ligada à Fé, nessa Celebração, a homenagem, esteve, por sua vez, intimamente ligada à saudade da família, dos colegas e dos muitos amigos que a Nádia por todo o lado deixou.

E esta homenagem da Escola de Música que Nádia Oliveira frequentou, desde os 4 aos 18 anos, foi também para evocar “a aluna, o seu empenho, a sua alegria e dedicação, o seu enorme talento musical, a força de vontade, o respeito, a bondade e o muito mais que a Nádia transportava consigo e nos deixou como referência.”

Associando-se a esta homenagem, o Presidente da Assembleia Municipal, Zeferino Duarte Brandão leu, no final da Celebração, a acta da última reunião deste órgão autárquico, realizada no dia 30 de Abril e na qual foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pelo trágico desaparecimento desta jovem arouquense que, tal como consta nesse documento entregue à família, “tinha uma postura que a nenhum de nós deixava indiferente, para além de grande aptidão para a música e uma voz maravilhosa, que ao longo da sua curta vida, de modo tão desinteressado, sempre pôs ao serviço das instituições concelhias culturais, de solidariedade e outras.”

Por sua vez, Fernando Correia de Oliveira, pai da homenageada e membro da Associação do Orfeão de Arouca, agradecendo a homenagem conjuntamente prestada à sua filha, informou que o próximo encontro de coros, o XVIIº, a organizar pela Associação, passará a ter a designação de “1º Encontro de Coros Nádia Oliveira”.

Quem é Belo

é belo aos olhos

e basta.

Mas quem é Bom,

é subitamente Belo!

Safo, poetisa da Grécia Antiga

José Cerca

Publicado no Semanário “Discurso-Directo” nº2 de 16 Maio 2008

Etiquetas: , ,

4 Comentários a “Homenagem a Nádia Oliveira”

  1. Elisabete Soares diz:

    Confesso que fiquei emocionada com o que acabei de ler! Como todos sabem fui (e continuarei a ser) amiga da Nádia. Tinhamos uma relação não só de amizade mas também a nível profissional, uma vez que ambas partilhavamos do mesmo Amor e Paixão pela música. É bom saber que a doce Nádia não cai no esquecimento das pessoas e a sua memória ficará para sempre nas nossas lembranças e corações…
    A Nádia foi e será sempre uma figura de grande importância para a Cultura Musical em Arouca e através da música e da sua magnifica voz, levou longe o nome da nossa terra!
    Na minha humilde opinião, ela não merece apenas um voto de pesar… merece muito mais!
    Merece uma Homenagem à altura do ser Perfeito, Humilde, Doce, Educado e Prestativo como só ela sabia ser! Pessoas assim não se encontram em cada lugar por onde passamos… UMA VERDADEIRA FORÇA DA NATUREZA!
    Talvez por isso Deus a tenha levado. porque seres assim já não se enquadram no mundo pobre, triste e podre em que vivemos…
    Por sua vez, a Associação do Orfeão de Arouca, teve uma atitude ao mais alto nível e fico muito feliz por saber que o próximo encontro de coros se designará como :” 1º Encontro de Coros Nádia Oliveira”.
    Parabéns pela iniciativa!
    Os responsáveis da Câmara que pensem em algo que esteja mais à altura da Nádia, como forma de lhe agradecerem tudo o que ela fez por Arouca!
    Por fim, aproveito para dar a conhecer que criei um blog em Memória da Nádia, onde se podem encontrar videos, fotografias, músicas e aquilo que nos vai na alma.
    Os interessados em visitar: http://emmemoriadanadia.blogspot.com
    Para a minha Amiga Nádia… Um Até Sempre!
    Saudade…

  2. jcerca diz:

    Obrigado, Elisabete Soares pelo teu contributo e parabéns pelo Blog que criaste em memória da nossa amiga Nádia.
    Permanecendo na memória de todos nós; continuando viva nas suas melodias e encantadora nas suas fotos e vídeos, esta tua iniciativa é mais uma maneira de a manter viva, perene e actual neste mundo virtual que é a internet.

  3. Elisabete Soares diz:

    Eu é que agradeço por ter aceite o meu comentário a esta notícia que me sensibilizou!
    Aproveito para lhe dizer que “roubei” o seu texto para colocar no meu blog(mas está devidamente identificado).
    Aproveito também para agradecer a todas as pessoas que visitam este blog em Memória da Nádia!
    Foi feito com muito carinho e de todo o coração!
    Obrigada :)

  4. beatriz diz:

    gosto muito de ti adorei os teeus espetaclos

Comentar