Novembro despede-se com neve
A neve, em Arouca, é sempre um acontecimento raro e, como tal, tema de conversa e motivo de notícia, pela transformação que, da noite para o dia, opera na paisagem, cobrindo com um lindo manto branco toda a natureza.
Foi o que aconteceu no passado Domingo, 30 de Novembro. Não só a serra da Freita, como também o monte da Senhora da Mó, completamente revestidos de neve, foram motivo de atracção para muitos arouquenses, e demais visitantes, que até lá se dirigiram para contemplarem a magnífica paisagem e se divertirem com o espectáculo que a neve sempre protagoniza.
Aproveitando esta ocasião especial e rara em que a natureza se branqueia com o seu manto de neve e beneficiando do feriado de 2ª feira, foram inúmeras as pessoas que acorreram a Arouca para desfrutarem deste espectáculo com que o mês de Novembro se quis despedir, estendendo por toda a natureza um branco tapete de neve para a entrada do último mês do ano.
José Cerca
Fotos: Nuno Cerca
Artigo publicado no Semanário “Discurso Directo”, nº31 de 5 de Dezembro de 2008
Monte da Senhora da Mó coberta de neve
30 de Novembro de 2008
A Freita coberta de neve, vista da Senhora da Mó



{ 6 comentários… lê abaixo ouadiciona }
somos ums casais da regiao de Ovar e do concelho de aveiro , que normalmente aprecia a beleza da regiao de arouca que tanto falamos por ka ,e fazemos
tudo para poder usufrir dos vossos hoteis e toda a estrutura turistica e futuramente com projectos de investimento no ramo imobiliaria
mas queria deixar um comunicado aos menbros da camara municipal e da proteccao civil deste concelho que neste fim de semana ficamos desiludidos pela forma e os meios que estes mesmos ,nao tiveram o incentivo e o orgulho de poder criar as minimas condicoes de limpezas dos acessos entre as maravilhas terras de espinheira ,serra de albergaria e freita com visibilidade otima neste dia etc..
alias quando se faz um trabalho .!…faz se por gosto a terra e pelo bem vindas dos turistas que tanto se esforÇam para desenvolver o amor desta..tanto no inverno e no verao…!
caros amigos!… quem andou por la !.. a separar e desunir a neve …deveria ter feito nas duas vias e nao numa !..acredito que foi uma exelente ratoeira para muita gente!… e pena que os caminhos ate a serra de albergaria a serra da freita .foi…uma simple desilusao para todos que quizeram apreciar a beleza e o priviligiado unico neste conselho e O MAU proveitamento para futuros rotas turisticas e bem lucrativo para esta zona ….!
lamento a ma organizacao e a vontade e a falta de condiçoes que com um simple equipamento.. de uma ..(..PA..).. que nao precisa de qualquer cuidado de manutençao e um pouco de sal…. pos em perigo… varios familias..! como nos e muitos que nos tivemos em contacto…! e muitas desilusoes para milhoes de turistas e criancas…
peço que toma e consideraçao este comunicado para no futuro que possa desenvolver e salvar vidas com um simple olhar e um gesto
de atencao …!
e venho por este meio agradecer com um enorme gratitude as G.N.R e Os bombeiros de Arouca que foram herois e com muita coragem e vontade de ajudar estas pessoas ..
Parabems para ambos..! e um cuidado de atencao aos responsaveis da camara e da proteccao civil-…!
viva o desenvolvimento!…viva a cultura
como deve saber a palavra (boca a boca) funciona muito bem em portugal …!
entao caros amigos das autoridades competentes!…pensam no futuro de arouca !…com um simples gesto e força de vontade …! acredito que esta vila tem capacidades para receber muitos mais ….!comprimentos e elogios ..destas maravilhas que e capaz de estar a altura de outras terras em fase de desenvolvimentos..!
peço que toma em consideraçao estes simples pedidos de atençao..!para nos todos cidadoes contemporaneos e turistas internationais..
familia Santos e Moreira…
Ovar e santa Maria da feira
2008/12/02
Caro António Santos e &
O seu comentário foi enviado, via correio electrónico, para conhecimento da Câmara Municipal de Arouca.
Espero que, não obstante estes percalços, continuem a admirar e a usufruir das belezas naturais, e não só, que Arouca tem para oferecer a todos os seus visitantes.
José Cerca
sor Jose Cerca, mais uma ves obrigado pelos seus comentarios e pelas fotos da minha Arouca coberta de neve ; me fasendo lembrar dos meus tempos de jovem quando ainda morava em Arouca, nas veses que estive ai nao foi possivel passar por estes momentos maravilhosos que e ver a neve em Arouca. grande Arouquesse obrigado . Armando Pinho 01/12/2008
k coisa mais linda!!!! no ultimo fim de semana estive nos Picos da Europa e posso dizer k não me arrepiei tanto como ao ver estas fotod maravilhosas k me fizeram lembrar os 3 anos k vivi em arouca, os passeios k dei pela serra da freita;serra da mimha meninice. Mesmo vivendo em oliveira de azemeis não dispenso as subidas a serra, umas vezes se carro e muitas a pe. as caminhadas na serra são maravilhosas e eneskeciveis.Muito obrigado aroucabiz, voces são espectaculares!!!!!!!!!
Cara Conceição Ferreira
A Freita é, de facto, ainda um pequeno paraíso ecológico. E então, coberta de neve, como nestes últimos dias, oferece-nos um espectáculo verdadeiramente inesquecível.
As caminhadas a pé, através da Freita, aos Domingos, são para mim, desde há muito, um autentico remédio para toda a semana contra o stress.
Há que fazer tudo para preservar este maravilhoso património natural que esta Serra nos oferece.
José Cerca
Olá!
Estou passando para lembrar sua participação na Blogagem Coletiva “Interlúdio com Florbela”, amanhã segunda-feira, dia 8 de dezembro. Noventa Blogs se inscreveram para participar, e como agradecimento pelo carinho de todos esses blogueiros, criei um espaço onde vou publicar todos os posts da Blogagem Coletiva, bem como o respectivo link do blog… Dá uma passadinha prá ver como vai ser, e aproveita para imaginar como vai ficar lindo o seu post por lá!
Ah… e lembre-se: são 90 blogs participantes… pode ser que não consiga publicar o seu post logo na segunda-feira, mas vou fazer o possível para que, até terça-feira todos estejam postados…
Espero que goste!
Beijos!
♥
http://interludioemflorcomflorbela.blogspot.com/