FÁTIMA EM AROUCA

por jcerca em 13 de Abril de 2016

“Aqui vimos, Mãe querida, consagrar-te o nosso amor”

Desde que a imagem peregrina de Nossa Senhora partiu de Fátima, no dia 13 de maio de 2015, para iniciar uma visita pelas dioceses de Portugal, muitas vezes e em muitos lugares este refrão terá sido cantado, congregando à volta deste ícone mariano milhares e milhares de devotos, nas diversas localidades por onde ele tem passado, como preparação para o centenário das aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, aos três pastorinhos, em 1917.

A

Foi o que aconteceu também na Vigararia de Arouca-Vale de Cambra.

A noite do dia 12  e a manhã do dia 13 de abril fizeram recriar, em Arouca, por algumas horas, o ambiente de Fátima, não só pelas inúmeras velas, pelos cantos marianos, pelo acenar dos lenços brancos, como também pela multidão de fiéis que acolhia, pelas 21.00h, a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda do santuário de Santo António em Vale de Cambra, integrada na visita às comunidades cristãs da Diocese do Porto, que está a decorrer desde o dia 10 de abril até ao dia 1 de maio.

Por entre uma floresta de guarda-chuvas, abertos para proteger os fiéis da chuva que caia abundantemente, e ao som dos sinos da igreja conventual e da capela da Misericórdia, a imagem peregrina chegou ao Mosteiro de Arouca pelas 21.30h, onde uma multidão aguardava a sua chegada, transportada no veículo próprio do Santuário de Fátima.

A essa hora, a igreja conventual estava já repleta de pessoas, pois face à chuva que caíra até então, ninguém acreditava que fosse possível realizar-se a procissão de velas com a imagem peregrina, tal como estava programado. Mas a verdade é que, após a imagem ter parado diante do imponente Mosteiro de Arouca, os guarda-chuvas fecharam-se, a igreja do Mosteiro esvaziou-se e, em poucos minutos, se organizou a procissão por algumas ruas da Vila de Arouca, com passagem pelo Calvário.

A

Nessa procissão, presidida pelo Bispo do Porto e na qual se integraram os Bombeiros, as irmandades, grupos juvenis e muito fiéis, vindos de todo o Concelho, para receberem a imagem peregrina, apesar da chuva e dos contínuos aguaceiros que ameaçavam, a todo o momento, que tal procissão se concretizasse. Mas ao contrário do que se esperava, a procissão acabaria mesmo por se realizar, sem que um único guarda-chuva voltasse a abrir-se nessa noite mariana, após a chegada ao Mosteiro de Arouca da imagem peregrina. Apenas na manhã do dia seguinte, eles voltariam a abrir-se num adeus chuvoso, mas bem sentido, à Virgem peregrina que seguiria a sua viagem para a Vigararia de Penafiel-Castelo de Paiva.

O pastor da Diocese

A visita da imagem peregrina a Arouca contou com a presença do Bispo do Porto, D.António Francisco que integrou a procissão de velas na companhia de mais 5 sacerdotes e de dois diáconos da Vigaraia.

Ao longo do seu percurso, o bispo do Porto, depois de saudar todos os presentes, doentes e emigrantes, referiu a semana de oração pelas vocações, a decorrer em toda a Igreja, bem como o ano da Misericórdia. E foi por isso mesmo que, num expressivo gesto, a carrinha com a virgem peregrina atravessou o espaço da Santa Casa da Misericórdia de Arouca. Nesse breve desvio, o bispo do Porto aproveitaria para recordar todas as 14 obras de misericórdia, apelando a que elas fizessem parte da atitude dos cristãos nesta sociedade em que vivemos, tão carenciada de valores e de atitudes concretas em prol dos que nos rodeiam.

A

No final da procissão, a imagem peregrina foi transportada aos ombros dos bombeiros para o presbitério da igreja conventual onde se seguiu a celebração da Eucaristia, seguindo a liturgia do dia 13 de maio, animada com cânticos marianos, acompanhados pelos acordes sonoros do órgão ibérico do Mosteiro de Arouca. A veneração da imagem de Nossa Senhora terminaria por volta da meia-noite, recomeçando, no dia seguinte, com a recitação do terço em honra da Virgem peregrina. Seguir-se-ia a celebração mariana da Eucaristia que terminou pelas 9.00h com o tradicional cântico do Adeus, acompanhado por inúmeros lenços brancos num emotivo aceno de despedida à virgem de Fátima. E enquanto, dentro da igreja conventual, os lenços brancos acenavam, lá fora, inúmeros guarda-chuvas tiveram que voltar a abrir-se, num último gesto de despedida à virgem peregrina que trouxe a Arouca um pouco do ambiente de Fátima e transformou, mesmo que por algumas horas, a jubilar igreja conventual num santuário mariano, neste dia 12 e 13 de abril de 2016.

A imagem peregrina

Tal como informou o Bispo do Porto, no final da celebração da eucaristia, esta foi a primeira imagem peregrina esculpida em 1947, seguindo rigorosa orientação e acompanhamento dados pela irmã Lúcia. A sua primeira viagem foi a Berlim, nesse mesmo ano, como mensageira da Paz repetidamente anunciada e pedida na Cova da Iria por Nossa Senhora aos pastorinhos.

A
Tendo já percorrido 69 países da Europa, a última viagem desta imagem peregrina foi ao Luxemburgo. Curiosamente, foi no porto de Leixões, que ela foi desembarcada no seu regresso a Portugal, tendo, então, levado 10 horas na sua peregrinação até à cidade do Porto. 67 anos depois regressa à diocese do Porto, onde continuará em digressão mariana até ao próximo dia 1 de maio.

José Cerca

Publicado no semanário “Discurso Directo” nº401   

de 15 de abril de 2016

Publicado no semanário “Voz Portucalense” nº15   

de 20 de abril de 2016

{ 4 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 jcerca 13 de Abril de 2016 às 13:42

Chegada da imagem peregrina ao Mosteiro de Arouca. Um breve apontamento de vídeo.
https://youtu.be/8W2OeAbWMeI

Responder

2 jcerca 13 de Abril de 2016 às 13:42

Adeus à virgem peregrina saindo da igreja do Mosteiro de Arouca para a Vigararia de Castelo de Paiva-Penafiel em 13 de abril de 2016.
https://youtu.be/bOQc9GEkYKw

Responder

3 jcerca 19 de Abril de 2016 às 5:11

Refira-se que a ultima visita da imagem peregrina de Fátima a Arouca realizou-se de 30 de março até 15 de abril de 1967,tendo então percorrido todas as freguesias do Concelho.

Responder

4 julio dos santos 2 de Julho de 2016 às 22:32

sou de Timorense quero falo Tetum, Obrigado wain tebes ba Inan Nossa senhora de faima tanba ita nia forsa ita nia tulun no ajuda akompainia hau ata nafatin to’o ohin loron, agradese ba ita nia domin boot tebes mau hau.
hau ata husu nafatin ita nia tulun ajuda liu husi saida deit, hau ata fiar tebes ba ita. Tulun hau ajuda hau ba nain santa

Responder

Anterior:

Seguinte: