CANTARES DE JANEIRAS SENIORES

por jcerca em 21 de Janeiro de 2017

Organizado pela Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis (USOA) realizou-se no dia 20 de janeiro de 2017 o III Encontro de Janeiras Seniores em Terras de La-Salette.

1-DSC_0041

Com o objectivo de manter viva uma tradição ainda muito arreigada nas populações do norte do País e com a consciência de que cabe aos seniores preservar esta tradição e passá-la às gerações novas, participaram neste encontro a Academia Sénior de Arouca (ASARC), as Universidades Seniores de Albergaria-a-Velha e da Gafanha da Nazaré e ainda o Instituto Sénior de Ovar.

Todas estas instituições seniores apresentaram ao público presente um conjunto de melodias populares, cantadas tradicionalmente na época das janeiras e que têm, todas elas, como denominador comum, a alegria popular pelo anúncio do nascimento do Menino Deus.

Coube à instituição anfitriã e organizadora deste evento de Janeiras seniores apresentar algumas dessas melodias populares, não só através da sua Tuna, como também do seu grupo de cavaquinhos que encerrou o encontro. Refira-se que a abertura do mesmo foi feita com a atuação do Coro da USOA que interpretou o respectivo hino.

DSCN2125

No final do encontro a presidente da Direção da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis entregou às restantes instituições seniores uma lembrança comemorativa deste evento.
Estando previsto um lanche-convívio na Estalagem de S.Miguel em La-Salette, por motivos de prolongada falha na energia eléctrica, o mesmo teve de ser deslocado para a Junta de Freguesia de Oliveira de Azeméis em cujo auditório decorreu este III encontro de cantares de Janeiras Seniores.DSCN2133

Embora o objectivo principal deste encontro tenha sido a preservação de uma tradição popular muito antiga, a verdade é que estas janeiras seniores acabaram por ser também um veículo para o estabelecimento de laços de amizade, de partilha de experiências e de momentos de convívio entre os elementos das instituições seniores presentes.

José Cerca

Publicado no jornal “Discurso Directo” nº435 de 27 de janeiro de 2017

{ 1 comentário… lê abaixo ou adiciona }

1 Tive o gosto de fazer parte deste co nvívio.Faço parte do Grupo Coral e da Tuna da Univ Sénior de Oliveira de Azeméis. Parabéns pelo Mirante. Ah! Já agora também fiz parte do Caça- cigarros e passei por Arouca como docente 19 de Fevereiro de 2017 às 10:44

Tive o gosto de fazer parte deste convívio. Faço parte do Grupo Coral e da Tuna da Univ Sénior de Oliveira de Azeméis. Parabéns pelo Mirante. Ah! Já agora também fiz parte do Caça- Cigarros e passei por Arouca como docente

Responder

Anterior:

Seguinte: