VISITA DE ESTUDO A BAIÃO

por jcerca em 5 de Março de 2019

No dia 27 de fevereiro a Academia Sénior de Arouca realizou mais uma visita de estudo com o objectivo de proporcionar aos seus alunos e associados, não apenas novos enriquecimentos culturais, como também momentos de convívio social.

Desta vez a visita de estudo organizada pela disciplina de “Cultura e Sociabilidade” teve como meta o Concelho de Baião  e nela participaram 44 pessoas.

IMG_7227

O Mosteiro de Santo André de Ancede

Depois de uma breve paragem técnica no centro de Cinfães, o primeiro local de visita foi o Mosteiro de Santo André de Ancede fundado no século XII, mas grande parte dele hoje em ruínas, depois de ter sido adquirido em hasta pública pelo barão de Ancede em inícios do sec.XIX.

De todo este conjunto monástico, além da igreja aberta ao culto paroquial, destaca-se a riquíssima capela do Senhor do Bom Despacho do séc. XVIII. De forma octogonal, a decoração do seu interior, todo em madeira, tipicamente barroco e em estilo joanino, surpreendeu os visitantes seniores pela riqueza artística que encerra, centrada na temática dos diversos mistérios do Rosário.

IMG_7239

Estando o Mosteiro de Ancede, desde a sua fundação, ligado à produção e comercialização de vinho que, na época, já era exportado para a Europa, os seus antigos celeiros, lagar e adega estão hoje transformados no Centro Interpretativo da Vinha e do Vinho, cujos espaços os visitantes puderam  também conhecer.

Visita guiada à Casa de Tormes

Depois de um agradável e bem servido almoço num dos restaurantes de Ancede, os visitantes seniores dirigiram-se para Santa Cruz do Douro para visitarem a Casa de Tormes, intimamente ligada ao romance “A Cidade e as Serras” e hoje sede da Fundação Eça de Queiroz.

Nessa visita guiada pelo espaço que constituiu o cenário real/ficcional do último romance de Eça de Queiroz, puderam os visitantes apreciar um valioso espólio de mobiliário e objectos pessoais que pertenceram ao escritor.

IMG_7314

A visita pelo  interior deste espaço permitiu, além disso, conhecer alguns  aspectos curiosos da vida e obra de Eça, tais como a metodologia de trabalho do escritor bem como os locais onde residiu e as viagens que realizou como cônsul.

A capela e a adega foram também objecto de visita, assim como os jardins que rodeiam a Casa de Tormes.

IMG_7322

Terminada esta visita queiroziana, uma paragem no centro de Baião para uma breve visita ao Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal de Baião.

José Cerca

Anterior: