Homenagem a Nádia Oliveira

por jcerca em 12 de Maio de 2008

Fé e Arte de mãos dadas

“Há momentos na vida em que a música fala por si, diz o que o coração sente e as palavras não sabem traduzir.”

Foi com estas palavras que a Academia de Música de Santa Maria da Feira quis, no passado Domingo, 11 de Maio, homenagear aquela que foi sua aluna, Nádia Oliveira, através da celebração de uma Eucaristia -Concerto, na Igreja do Mosteiro de Arouca, celebrada pelo Pe.José Augusto Correia de Oliveira, tio da homenageada e musicalmente animada pelo coro e orquestra dessa Escola de Música.

Mas se a Arte esteve ligada à Fé, nessa Celebração, a homenagem, esteve, por sua vez, intimamente ligada à saudade da família, dos colegas e dos muitos amigos que a Nádia por todo o lado deixou.

E esta homenagem da Escola de Música que Nádia Oliveira frequentou, desde os 4 aos 18 anos, foi também para evocar “a aluna, o seu empenho, a sua alegria e dedicação, o seu enorme talento musical, a força de vontade, o respeito, a bondade e o muito mais que a Nádia transportava consigo e nos deixou como referência.”

Associando-se a esta homenagem, o Presidente da Assembleia Municipal, Zeferino Duarte Brandão leu, no final da Celebração, a acta da última reunião deste órgão autárquico, realizada no dia 30 de Abril e na qual foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pelo trágico desaparecimento desta jovem arouquense que, tal como consta nesse documento entregue à família, “tinha uma postura que a nenhum de nós deixava indiferente, para além de grande aptidão para a música e uma voz maravilhosa, que ao longo da sua curta vida, de modo tão desinteressado, sempre pôs ao serviço das instituições concelhias culturais, de solidariedade e outras.”

Por sua vez, Fernando Correia de Oliveira, pai da homenageada e membro da Associação do Orfeão de Arouca, agradecendo a homenagem conjuntamente prestada à sua filha, informou que o próximo encontro de coros, o XVIIº, a organizar pela Associação, passará a ter a designação de “1º Encontro de Coros Nádia Oliveira”.

Quem é Belo

é belo aos olhos

e basta.

Mas quem é Bom,

é subitamente Belo!

Safo, poetisa da Grécia Antiga

José Cerca

Publicado no Semanário “Discurso-Directo” nº2 de 16 Maio 2008

{ 6 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 Elisabete Soares 17 de Maio de 2008 às 6:04

Confesso que fiquei emocionada com o que acabei de ler! Como todos sabem fui (e continuarei a ser) amiga da Nádia. Tinhamos uma relação não só de amizade mas também a nível profissional, uma vez que ambas partilhavamos do mesmo Amor e Paixão pela música. É bom saber que a doce Nádia não cai no esquecimento das pessoas e a sua memória ficará para sempre nas nossas lembranças e corações…
A Nádia foi e será sempre uma figura de grande importância para a Cultura Musical em Arouca e através da música e da sua magnifica voz, levou longe o nome da nossa terra!
Na minha humilde opinião, ela não merece apenas um voto de pesar… merece muito mais!
Merece uma Homenagem à altura do ser Perfeito, Humilde, Doce, Educado e Prestativo como só ela sabia ser! Pessoas assim não se encontram em cada lugar por onde passamos… UMA VERDADEIRA FORÇA DA NATUREZA!
Talvez por isso Deus a tenha levado. porque seres assim já não se enquadram no mundo pobre, triste e podre em que vivemos…
Por sua vez, a Associação do Orfeão de Arouca, teve uma atitude ao mais alto nível e fico muito feliz por saber que o próximo encontro de coros se designará como :” 1º Encontro de Coros Nádia Oliveira”.
Parabéns pela iniciativa!
Os responsáveis da Câmara que pensem em algo que esteja mais à altura da Nádia, como forma de lhe agradecerem tudo o que ela fez por Arouca!
Por fim, aproveito para dar a conhecer que criei um blog em Memória da Nádia, onde se podem encontrar videos, fotografias, músicas e aquilo que nos vai na alma.
Os interessados em visitar: http://emmemoriadanadia.blogspot.com
Para a minha Amiga Nádia… Um Até Sempre!
Saudade…

Responder

2 jcerca 17 de Maio de 2008 às 10:00

Obrigado, Elisabete Soares pelo teu contributo e parabéns pelo Blog que criaste em memória da nossa amiga Nádia.
Permanecendo na memória de todos nós; continuando viva nas suas melodias e encantadora nas suas fotos e vídeos, esta tua iniciativa é mais uma maneira de a manter viva, perene e actual neste mundo virtual que é a internet.

Responder

3 Elisabete Soares 17 de Maio de 2008 às 11:21

Eu é que agradeço por ter aceite o meu comentário a esta notícia que me sensibilizou!
Aproveito para lhe dizer que “roubei” o seu texto para colocar no meu blog(mas está devidamente identificado).
Aproveito também para agradecer a todas as pessoas que visitam este blog em Memória da Nádia!
Foi feito com muito carinho e de todo o coração!
Obrigada :)

Responder

4 beatriz 2 de Julho de 2008 às 7:01

gosto muito de ti adorei os teeus espetaclos

Responder

5 ana pinho 22 de Junho de 2009 às 4:14

estou aqui porque vivi momentos com a nadia e o pouco tempo que tivemos juntas deu para ver que ela era um amor de pessoa bela em todods os sentidos. deixo aqui a minha palavra de força aoos pais e irma e que lutem como ela o faria porque o amor esta na alma e a alma nao morre. cumprimentos a familia e a elizebete que é uma grande amiga.

Responder

6 Miguel Valente 6 de Abril de 2024 às 15:48

Estou num festival de tunas femininas e claro que a Nádia voltou à minha memória. Uma voz que nunca esquecerei (ouvi-a pela primeira vez no ano 2001/2002). Um abraço a sua família e a todos os que lhe foram próximos. Um abraço a Elisabete que mantém um esforço, que não me passou despercebido, por manter o blog, onde ouvi tantas gravações que nunca tinha escutado.

Responder

Anterior:

Seguinte: