Museu Municipal

por jcerca em 18 de Maio de 2008

Em Arouca, o Dia Internacional dos Museus ficou assinalado com a inauguração do Museu Municipal instalado no edifício do antigo Mercado Municipal que mal chegou a funcionar, tendo acabado por ser requalificado para o fim que, a partir de hoje, começará a desempenhar.

Inicialmente concebido como um Museu Etnográfico, mas correctamente designado por Museu Municipal, este noMuseu Municipalvo espaço museológico, além de uma pequena sala para apoio a serviços educativos, possui também um espaço para exposições periódicas, e no qual estará presente, até ao fim de Junho um conjunto de 14 obras de pintura contemporânea de grandes artistas portugueses, pertencentes à colecção de um dos maiores galeristas portugueses, Manuel de Brito.

Áreas temáticas

Globalmente, o espaço deste novo Museu arouquense articula em si três grandes temáticas.

A etnografia que, através da exposição de diversas alfaias agrícolas e de outros objectos ligados ao linho, à tecelagem, à carpintaria e à cestaria, pretende preservar a memória de toda uma ruralidade em vias de extinção.

A arqueologia que, através da exposição de diversos utensílios descobertos em escavações arqueológicas levadas a efeito no Concelho de Arouca, nos remontam ao tempo dos Mouros e nos oferecem interessantes elementos históricos sobre uma faceta da história de Arouca, muito pouco conhecida, como seja a existência do Castelo de Arouca instalado, em tempos remotos, no monte de Valinhas, onde decorrem ainda algumas escavações arqueológicas, no sentido de se encontrarem alguns vestígios sobre esta antiquíssima fortificação.

zona de arqueologia do MuseuUma terceira temática presente neste espaço museológico tem a ver com a geologia. Através de uma enorme pedra parideira que representa um raro fenómeno geológico, formado há cerca de 300 milhões de anos e com a exposição de uma trilobite gigante de Canelas, com cerca de 465 milhões de anos, esta terceira temática museológica conduz-nos a um capítulo da história do nosso Planeta em que os continentes, os mares e os seres vivos de há cerca de 500 milhões de anos, eram muito diferentes dos actuais.

Pela raridade destes fenómenos geológicos aqui presentes e pela sua relevância internacional, a criação deste novo espaço museológico em Arouca, integrado, naturalmente, no projecto do Geoparque, será certamente mais um pólo de desenvolvimento deste rica e linda região de Arouca.

A inauguração

A requalificação do antigo Mercado Municipal para espaço museológico, orçamentada em cerca de 400 mil euros, foi comparticipada pelos Programas Operacional do Norte e de Intervenção para a Qualificação do Turismo.
Descerrou a placa de inauguração o Presidente da Câmara Eng. Artur Neves.

A abrilhantar esse acto, que contou com a presença de numeroso público, actuaram o Rancho Etnográfico de Moldes e o Grupo de Cavaquinhos de Santa Maria do Monte.

À margem da inauguração

À margem da inauguração deste Museu Municipal, refira-se a falta de civismo de algumas pessoas que, com todo o seu à vontade, usaram diversas peças museológicas para se sentarem, enquanto decorria a actuação do Grupo de Cantares de Santa Maria do Monte.

Tal atitude revela não só desconhecimento do espaço que ocupam, bem como ignorância sobre o valor das peças aí expostas mesmo que se tratasse de um antigo carro de bois.

José Cerca

Publicado no “Jornal de Arouca” nº719 de 30 de Maio 2008

{ 2 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 Ricardo Brandão de Sousa 21 de Maio de 2008 às 3:25

Quero apenas corrigir o facto de ter sido o Grupo de Cantares de Santa Maria do Monte que actuou e não o Grupo de Cavaquinhos.

Com os melhores cumprimentos,

Ricardo Brandão de Sousa

Responder

2 jcerca 21 de Maio de 2008 às 12:57

Obrigado, Ricardo, pela rectificação e parabéns pela actuação.
O seu a seu dono!

Responder

Anterior:

Seguinte: