MÚSICA E POESIA ANIMARAM PARQUE DE LAZER DA GRANJA

por jcerca em 10 de Julho de 2022

Inaugurado a 29 de junho de 2002, sendo então Presidente da Câmara o Dr. Armando Zola, o Parque de lazer da Granja acabou de completar 20 anos.

06120001

Dispondo de 6 mesas e respetivos assentos em pedra e 12 bancos em madeira, este parque, com uma abundante sombra que as suas frondosas tílias lhe oferecem é um agradável recanto de lazer, a poucas centenas de metros do centro da Vila.

Além de uma linda pérgola, corre ainda perto de si o rio Marialva, cujo cantar das águas lhe oferece uma agradável musicalidade.

Consciente das ótimas condições deste espaço no bairro da Granja, e a pretexto do 20º aniversário da sua inauguração, a União de Freguesias de Arouca e Burgo organizou, na noite do dia 9 de julho, uma agradável sessão cultural composta por Música e Poesia.

Lazer e cultura

A animação musical da noite esteve a cargo da dupla artística da Joana Andrade e do Zé To Lemos que deliciaram o público com um belo conjunto de canções bem apropriadas, quer para o espaço, quer para a agradável noite de verão que aí se viveu.

Inaugur Parque Granja (9)

A declamação de poesia esteve a cargo do professor José Cerca e dos jovens Rodrigo Duarte e Simão Duarte da Associação 4540 Jovem que apresentaram um conjunto de belos poemas de autores diversos da nossa literatura, acabando por declamarem, cada um deles, um poema da sua autoria.

Inaugur Parque Granja (6)

Por sua vez José Cerca escolheu 3 poemas de um autor arouquense, retirados do livro “Junto de ti” de Augusto Barata da Rocha, médico pediatra e escultor, nascido em Arouca em 1920, justificando a sua escolha pelo facto deste parque ter sido, na sua origem, um parque infantil que mais tarde foi transformado num agradável parque de merendas.

Alegando que este parque está situada numa rua dedicada a um outro médico arouquense, o Dr. Simões Júnior, José Cerca aproveitou para pedir uma salva de palmas para todos os médicos arouquenses ainda no ativo e que têm estado na linha da frente na luta contra a pandemia.

Inaugur Parque Granja (4)

Curiosa foi a leitura que fez de um episódio verídico da vida clínica, passado em Arouca, e que foi relatado pelo próprio dr. Augusto Barata da Rocha no seu livro “Horas de Descanso”.

Esta sessão acabou por demonstrar a versatilidade de alguns dos nossos espaços e como eles poderão ser rentabilizados também ao serviço da animação cultural dos seus utentes. Esperemos que esta seja a primeira de muitas outras iniciativas, tomada pela União de freguesias de Arouca e Burgo para dinamizarem belos espaços como este, existentes dentro das freguesias de Arouca e Burgo.

Inaugur Parque Granja (10)

Fotos de Carlos Pinho.

Publicado no jornal “Discurso Directo” nº568 de 22 de julho de 2022

Anterior:

Seguinte: