Organizado pelo Centro Juvenil Salesiano de Arouca e integrado no seu projeto “DESenvelheSer”, festejou-se, no dia 26 de julho, o Dia Mundial dos Avós, com um interessante e animado convívio intergeracional, no parque municipal.
Através de um diversificado conjunto de atividades programadas pela equipa do referido projeto do Centro Juvenil Salesiano, avós e netos ocuparam toda a manhã com um desafiante jogo que os levou a percorrer todo o parque à procura de mensagens escondidas e que lhes propunham a realização de variadas tarefas. Desde descodificar rótulos, quer de bebidas, quer de alimentos, com a ajuda de uma tabela; desde o completar provérbios ou memorizar monumentos de Arouca, até à execução de atividades mais físicas e que exigiam alguma rapidez e destreza, tudo isto envolveu, de uma maneira muito animada, netos e avós num saudável convívio intergeracional.
As atividades da tarde iniciaram-se com o jogo do bingo, seguindo-se, depois, um momento musical com o acordeão do animador Miguel Brandão que acompanhou várias canções populares que os avós cantaram e dançaram à sombra agradável das frondosas árvores do parque municipal.
As atividades do dia dos avós terminaram com um lanche em que foi distribuído a todos os presentes um enorme bolo dedicado aos avós.
Refira-se que a Biblioteca Municipal também se associou a este dia dos avós com a leitura, a partir de uma das suas janelas, do conto “Avós” de Chema Heras e que foi lido pela educadora Sónia Pinho da freguesia de Canelas.
Também as crianças do campo de férias do Centro Juvenil Salesiano se integraram nas atividades deste dia, trazendo-lhes mais animação e colorido.
Na verdade a celebração do dia dos avós só tem sentido e sabor se vivida neste relacionamento interegeracional como o que aconteceu, este ano, no parque municipal e cuja experiência será de repetir em futuras efemérides.
Esta foi uma iniciativa do Centro Juvenil Salesiano, em parceria com a Câmara Municipal de Arouca e com o apoio dos estabelecimentos Meu Super, Ponto Come, restaurantes Assembleia e Manjar, Casa Testinha, talho Santa Mafalda, Cafés Delta e Caixa de Crédito Agrícola de Arouca.
José Cerca
Publicado no jornal “Discurso Directo” nº569 de 05 de agosto de 2022