Organizada pelo grupo de jovens da comunidade paroquial de Arouca, teve lugar, na noite do dia 1 de Abril, uma recriação bíblica, seguindo os principiais momentos da última semana da paixão de Cristo com os seus discípulos, desde a sua entrada triunfal em Jerusalém, passando pela última Ceia, onde lhes lavou os pés, até à sua chegada ao Calvário, onde foi crucificado ao lado de dois ladrões.
Diferente da Via Sacra tradicional que muitos cristãos seguem, durante a Quaresma, através das suas 14 estações, esta recriação bíblica, feita pelos jovens, surpreendeu o público que a acompanhou, não só pelo número de figurantes, como também pela qualidade da encenação dos diversos momentos recriados.
A recriação começou no espaço do parque municipal, onde várias cenas tiveram lugar, sempre acompanhadas pela narração descritiva e meditativa, em voz off, dos diversos momentos da paixão de Cristo, enriquecida por uma cuidada sonoplastia musical.
As restantes cenas ocorreram ao longo de toda a fachada do Mosteiro, desde o portão do terreiro até à outra extremidade dessa mesma fachada.
Esta recriação bíblica foi sustentada por cerca de 23 figurantes do grupo de jovens, devidamente vestidos com adereços adequados, procurando evocar a época romana em que tais acontecimentos tiveram lugar, tal como ficaram registados pelos 4 evangelistas.
Esta foi uma das primeiras grandes iniciativas, para a comunidade paroquial, levada a cabo pelo recém criado grupo de jovens da Paróquia de Arouca.
Pelo empenho, arte e seriedade que os jovens colocaram nesta recriação, pensamos que poderá ser uma iniciativa a repetir em anos futuros e até mesmo a ser integrada nas cerimónias de Sexta-feira Santa.
Aqui fica o desafio, acompanhado dos parabéns ao grupo de jovens que, com tanto entusiasmo e dedicação, levaram a cabo esta primeira recriação bíblica em Arouca.
Publicado no jornal “Discurso Directo” nº585 de 14 de abril de 2023
Texto – José Cerca
Fotos – Carlos Pinho