Dia da Floresta Autóctone

por jcerca em 23 de Novembro de 2009

O Dia da Floresta Autóctone, dia 23 de Novembro, foi estabelecido para promover a preservação e a promoção das florestas naturais e a necessidade de as salvaguardar da destruição.

Atendendo aos diversos factores de destruição a que as espécies florestais portuguesas têm sido sujeitas, nomeadamente pela destruição, através do fogo, e por uma errada politica na ocupação do solo e no ordenamento do território, é importante promover no terreno acções de Sensibilização e Educação Ambiental.

_MG_7469

Nesse sentido e para assinalar o  Dia da Floresta Autóctone, os alunos do  CEF de Produção Florestal a funcionar na Escola E.B.2,3 de Arouca e o Curso de Produção Agrícola da Associação Florestal de Entre Douro e Vouga realizaram, no dia 23 de Novembro, uma plantação de espécies autóctones no monte da Senhora da Mó.

Com o apoio técnico e pedagógico da AFEDV foram plantadas várias espécies desde sobreiros, carvalhos, castanheiros, pinheiros mansos, casuarinas  e ciprestes do Bussaco.

Estudos feitos levaram a concluir que este dia está mais adaptado às condições climatéricas portuguesas para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, em vez  do tradicional Dia Mundial da Floresta – 21 de Março, que será mais adequado para os países do Norte da Europa.

E a verdade é que a maior parte das acções de plantação de árvores que, por todo o lado, se têm efectuado,  no início da Primavera em Portugal, nomeadamente através de escolas, tem  apresentado um baixo sucesso, devido ao aumento das temperaturas e à redução das chuvas que se faz sentir com a proximidade do Verão. É por esse motivo que estudos feitos levaram a concluir que, relativamente ao nosso País, a época mais adequada para a plantação de árvores será em Novembro e não em Março.

_MG_7468

Relativamente ao Monte da Senhora da Mó, autêntico mirante sobre o verdejante vale de Arouca, pensamos que todas as iniciativas, como esta, de promover a sua reflorestação com espécies autóctones, são de incentivar e de apoiar, não só por parte de entidades privadas, mas sobretudo pelos organismos responsáveis pelo nosso ordenamento florestal, tão importante para o equilíbrio ecológico do nosso Planeta.

 José Cerca

Publicado no Semanário “Discurso Directo” nº81  de 27 de Novembro de 2009

{ 3 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 Zeferino Brandão 24 de Novembro de 2009 às 13:36

Caro Cerca
Tenho referido nos últimos posts o problema da reeestruturação do sector do castanheiro, em Arouca.
A Associação Florestal de Entre Douro e Vouga vai desenvolver um projecto de valorização dos soutos existentes, sobretudo, entre Moldes e Chave.
As novas enxertias com variedades mais adequadas(longal, amarelal ou hibrido francês) podem representar um rendimento apreciável para os proprietários florestais.
Um abraço
Zeferino

Responder

2 Joao Morais 5 de Outubro de 2010 às 6:51

Não sabia que a Casuarina e o Cipreste do Buçaco eram árvores autóctones, mas está-se sempre a aprender…

(são autóctones respectivamente do hemisfério sul e do México, olaré)

Responder

3 JONY 23 de Novembro de 2010 às 16:21

Eu aprendi mesmo hoje!
Há… Há… Há…

Responder

Anterior:

Seguinte: