VISITA A AROUCA SOB O OLHAR DA RAINHA SANTA MAFALDA

por jcerca em 3 de Fevereiro de 2013

Comunidades cristãs da Figueira da Foz visitam o Mosteiro

 Além das visitas individuais ou de pequenos grupos que se dirigem a Arouca para visitar o seu Mosteiro, surgem por vezes visitas organizadas, quer por  escolas, associações, instituições da 3ª idade, quer também por paróquias.

No passado sábado, dia 2 de fevereiro, um significativo grupo de pessoas das comunidades paroquiais de Buarcos e de Quiaios, acompanhados do seu pároco, o Pe. Carlos Augusto Noronha Lopes, visitaram o Mosteiro de Arouca e o seu Museu de Arte Sacra.

IMG_4316Acolhidos no cadeiral do Mosteiro com uma pequena receção musical dada pelo Dr. Ivo Brandão, permitindo assim aos visitantes  apreciarem as potencialidades sonoras deste órgão ibérico datado de 1743, seguiu-se uma saudação e uma breve explicação sobre a história do Mosteiro e do seu Museu de Arte Sacra dada pelo Juiz da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, prof. Dr. Arnaldo Cardoso de Pinho.

Depois da vista aos espaços conventuais e ao Museu seguiu-se a celebração festiva da Eucaristia concelebrada pelo Pe. Carlos Lopes e pelo Cónego Arnaldo   Pinho.

Rainha_Santa_Mafalda_Buarcos (1)De referir que esta visita ao Mosteiro de Arouca destas comunidades cristãs da zona da Figueira da Foz encerrou o triangulo de anteriores visitas ao Mosteiro de Celas, em Coimbra e ao Mosteiro de Lorvão, em Penacova, conduzindo assim estes visitantes  através de espaços de silêncio e de recolhimento, outrora ocupados pelas  3 filhas do nosso segundo rei de Portugal, D.Sancho I: as beatas Sancha, Teresa e Mafalda.

Pormenor curioso é que esta visita ao Mosteiro de Arouca foi acompanhada por uma linda imagem em madeira da Rainha Santa Mafalda pertencente ao oratório de um padre de Viseu e que o pároco destas comunidades comprara a um antiquário em Lisboa, há alguns anos, impedindo assim que este ícone religioso saísse do país.

Colocando a Rainha Santa Mafalda, de quem é especial devoto, entre as figuras de S.Bernardo e de S.Bento, o Pe. Carlos, na homilia que proferiu, realçou o importante papel desta figura emblemática do Mosteiro de Arouca, na sua fidelidade à pureza da regra monacal, o que a levou a ser a protagonista na mudança da ordem beneditina para a ordem de Cister na sua comunidade, quando  aqui viveu  no sec XIII.

IMG_4327

Os numerosos mosteiros que existem em Portugal e no Mundo são um valioso legado religioso, artístico e patrimonial da Igreja à humanidade e constituem, desde sempre, um dos maiores motivo de interesse de toda a atividade turística e um importante polo de desenvolvimento das localidades em que estão implantados, como é o caso de Arouca.

José Cerca

Publicado no semanário “Discurso Directo” nº243 de 08 de fevereiro de 2013

Anterior:

Seguinte: