A Vida que abunda à nossa volta

por jcerca em 7 de Junho de 2013

Ao encontro dos recursos naturais – Uma atividade da “Semente de futuro”

 Dentro do ciclo “A vida que abunda à nossa volta – ao encontro dos recursos naturais” vai realizar-se uma sessão aberta às 14h de sexta-feira dia 7 na Biblioteca do Pólo Escolar de Chave, com o tema “Plantas comestíveis e preservação de sementes”. Animada pela Eng.ª Alexandra Contreiras, resulta de uma parceria entre a Semente de Futuro Cooperativa de Solidariedade Social, I.P.S.S, o Pólo Escolar e a Associação de Pais.

Dar-se-á início ao Círculo de Sementes de Chave – muitos Pais e Avós fizeram já um grande trabalho de recolha de sementes e as fichas deste Círculo terão a especificidade de conterem algumas quadras a lembrar para a vida o gesto de preservar as sementinhas escolhidas por cada guardador. Um belo exemplo, duma “princesinha na ervilha”:

“A ervilha da Avó Júlia

Eu Beta quero jurar

Que nunca se vai perder

Sempre a hei-de semear”

Assim Pais, Avós, Netos, Professores e Funcionários do Pólo apresentam um trabalho gostoso das trocas que têm feito ao longo do ano, ligadas muitas vezes às actividades das 5.as feiras na Biblioteca, aberta à comunidade e à hortinha ecológica da Escola.

O ciclo prossegue no dia seguinte às 14h30 com uma formação interna na Semente de Futuro sobre plantas espontâneas comestíveis dentro da quinta. Esta sessão é aberta, sujeita a inscrição pelo telefone 916189849.

No dia 9 de Junho, com a mesma formadora, apreciaremos as plantas espontâneas comestíveis no planalto da Freita, continuando as aprendizagens e convívio dos dias anteriores e rematando com um piquenique nas imediações da Capela da Nossa Senhora da Laje.

Anterior:

Seguinte: