Poeta do Amor e da Santidade

por jcerca em 9 de Julho de 2013

1º obra sobre o poeta Cassiano Guimarães lançada em Mogofores

capa_livro_cassiano_corteTeve lugar no dia 6 de julho no Colégio Salesiano de Mogofores o lançamento do livro “Poeta do amor e da santidade” do nosso colaborador José Cerca, sobre a vida e a obra literária do poeta salesiano Cassiano Guimarães.

Ao longo de 420 páginas o autor dá a conhecer o que foi a curta mas rica vida deste sacerdote salesiano que morreu há 50 anos, apenas com 35 anos de idade quando tanto se esperaria, não só no campo da sua produção literária, como na vida sacerdotal e religiosa a que se entregara na Congregação Salesiana.

Nessa primeira obra sobre este poeta a que o autor se vem dedicando desde há vários anos, são publicadas não só muitos poemas inéditos, passagens do seu Diário,  como  são também recolhidos muitos  escritos, quer em prosa, quer sobretudo em poesia, dispersos por muitas revistas, jornais e até mesmo em Almanaques e que agora se reúnem neste volume editado pelas Edições Salesianas e que apresenta aos seus leitores o que de mais autêntico o “poeta do amor e da santidade” deixou ao mundo: os sonhos, os desejos e os projetos que tinha construído para a sua vida.

MogoforesQuis o autor deste livro apresenta-lo em Mogofores , não só pela ligações que tem a esta casa Salesiana, mas sobretudo pelas ligações que a ela teve também o poeta ao longo da sua curta vida.

Efetivamente foi aí que ele fez o Noviciado e professou pela primeira vez na Congregação Salesiana, a 28 de Novembro de 1943.

Foi aí que recebeu a ordenação sacerdotal, no dia 31 de Maio de 1953, precisamente há 60 anos.

Foi aí que começou a sua vida de sacerdote Salesiano, lecionando aos aspirantes e exercendo, com grande dedicação, a oratória, o que o tornou muito procurado como pregador nas festas da Bairrada, entre 1953 a 1958.

Foi aí que, apesar do muito trabalho, frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

E foi também aí que editou, em 1956, o seu primeiro livro de poemas “O Mundo….. em Mim”.

Refira-se que, além desta sua primeira obra em poesia, Cassiano Guimarães publicou ainda em vida os livros de poesia “Manhã de Aleluia”, “Avé Maria” e “Poemas de um Sacristão”,  e em prosa “O Grilo de Asas de Oiro”. Postumamente foram publicados “Manhã de Nuvens” e “Contos da Minha Avó”, num mesmo volume.

Na sessão de lançamento esteve presente, entre outros familiares, a irmã do poeta, Maria Alice Miranda, que participou na sessão de autógrafos conjuntamente com o autor.

PENTAX DIGITAL CAMERA

Segundo informações recolhidas junto de José Cerca, este informou-nos que está a pensar realizar também em Arouca uma sessão de apresentação desta sua obra.

João Almeida/Discurso Directo

Este livro está disponível para aquisição on line AQUI.

Publicado no semanário “Discurso Directo” nº265 de 12 de julho 2013

{ 2 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 Granja Barradas 8 de Julho de 2013 às 14:54

Parabéns José Cerca por esta compilação sobre a vida e obra do nosso saudoso Pe. Cassiano Guimarães de quem tive o grande privilégio de ser aluno em Mogofores e que muito me marcou pelo seu elevado e singular espírito de bondade e amor a Deus, Nossa Senhora Auxiliadora, a Dom Bosco e à Congregação Salesiana em geral.
À sua irmã, Sr.ª D. Maria Alice Miranda, apresento o meu respeitoso afecto e muita estima por tão insigne, querido e santo irmão que a todos amava e por todos era amado pela sua reconhecida e entranhada espiritualidade.

Responder

2 jcerca 8 de Julho de 2013 às 16:19

Meu caro Granja Barradas
Obrigado. Gostei muito da evocação que fizeste de Cassiano Guimarães e que está publicada nas páginas 74-75 deste livro.
Seguramente que foste um privilegiado por teres contatado de perto com este excecional salesiano. Avivar a sua memória e divulgar a sua rica mensagem foi o principal objetivo deste livro.

Responder

Anterior:

Seguinte: