Saudade e emoção um ano depois
Promovida e organizada pelo grupo ADS do Centro Juvenil Salesiano de Arouca, realizou-se no passado dia 11 de Julho uma homenagem à pequena Leonor que integrava esse grupo do MJS e que há cerca de um ano partira, inesperadamente, deixando em todos, não só uma grande saudade, como também um estímulo de vida e de imitação.
A homenagem iniciou-se em Santa Eulália, junto do seu jazigo, com a presença dos membros do grupo ADS, respetivos animadores e familiares e amigos mais próximos. Esteve também presente o sacerdote salesiano, Pe. Aníbal, antigo coordenador da pastoral juvenil salesiana e que, há um ano atrás, acompanhou de perto o desenlace fatal desta vida tão jovem e tão edificante.
Após algumas breves palavras de evocação da sua memória foi cantado o canto “Fica junto a nós”, no fim do qual cada jovem depositou uma rosa na última morada física da Leonor. Seguiu-se a celebração vespertina da Eucaristia na igreja conventual concelebrada pelo pároco e pelo Pe. Aníbal e que foi animada pelo grupo coral dos ADS.
Sessão de variedades
Após o jantar que reuniu cerca de 130 pessoas, teve lugar, no auditório da Loja interativa de Turismo, uma sessão de variedades, durante a qual foram evocadas as diversas facetas da vida da Leonor.
Com momentos de evocação da curta mas intensa vida da Leonor, este espectáculo foi constituído por diversos e variados momentos artísticos em que a música, a dança, o teatro e a poesia foram sendo unidos por alguns momentos de emoção que a saudade nem sempre conseguiu conter.
O espectáculo foi apresentado e conduzido pela “Mini” e pelo “Mikey” duas das personagens do mundo da animação preferidas da Leonor. De uma forma informal e espontânea estes apresentadores foram interagindo com a plateia o que contribuiu para um ambiente de descontracção e um clima de familiaridade.
Convidado para esta homenagem o cantor José Cid, cujas canções a Leonor tanto apreciava, não podendo estar fisicamente presente, este artista marcou a sua presença através de uma mensagem gravada em vídeo e que foi projectada para todo o vasto auditório.
Durante todo o espectáculo, um aluno do curso de Artes Visuais da Escola Secundária de Arouca, o Bruno Nunes, foi pintando em aguarela o rosto da homenageada que no final foi entregue a seus pais.
Preparada em tão curto espaço de tempo e envolvendo dezenas de participantes, a maior parte deles pertencentes ao grupo dos ADS, a organização deste espectáculo-memória foi certamente uma bela homenagem que os seus promotores e intervenientes quiseram dedicar à memória da pequena Leonor, que tão sensível foi às diversas expressões da arte, durante a sua curta mas rica existência.
José Cerca
Publicado no semanário “Discurso Directo” nº364 de 17 de julho 2015