HÁ SEIS ANOS DESOCUPADA!

por jcerca em 1 de Janeiro de 2022

IMG_20220101_155951
No dia 25 de Setembro de 2015, foi inaugurado o primeiro T2 construído com o “Sistema Gomos”, na Quinta do Serrado, em Arouca.
O autor deste inovador sistema é o arquiteto arouquense Samuel Gonçalves.
Este sistema permitiu que este T2 levasse 3 meses a ser criado na fábrica da Farcimar e apenas 3 dias a ser montado.
Seis anos depois de ser inaugurado pela Câmara Municipal de Arouca, passámos por lá hoje para ver quem o habitava.
IMG_20220101_160031
Inexplicavelmente, encontrámos, com grande surpresa nossa, este T2, fechado, felizmente sem estar vandalizado, mas acusando já, sobretudo nas madeiras, os efeitos do abandono e da sua não utilização.
Com tanta falta de habitação, com tanto turismo a procurar Arouca, não se compreende como esta linda habitação, rodeada de tanta beleza natural, ainda não tenha tido qualquer utilização, passados que são seis anos depois da sua inauguração.

Poder-se-á argumentar que a instalação desta habitação foi para ser “casa modelo” disponível para visita a quem estivesse interessado neste tipo de habilitação. Mas se for esse o caso, o que até é aceitável e compreensível, que justificação então existe para a autarquia estar metida neste projeto imobiliário, disponibilizando não só o terreno, como promovendo a própria inauguração desta “casa modelo”?

Dúvidas estas que mereceriam uma explicação, quer quanto à não ocupação desta habitação, 6 anos depois de ser inaugurada, quer no que se refere à intervenção da autarquia neste louvável projeto de construir casas rápidas e economicamente acessíveis.

Anterior:

Seguinte: