O DESENTERRAR DAS MERENDAS NO PARQUE DO GAIO

por jcerca em 27 de Abril de 2023

20230427_162751

O “Desenterrar das merendas” é uma tradição rural associada à atividade agrícola e que era realizada com a chegada da primavera. Como os dias de lavoura ficavam mais longos, com a chegada da nova estação, era habitual os patrões darem a merenda aos trabalhadores agrícolas que andavam nos trabalhos do campo. Daí a tradição do “Desenterrar das Merendas” com a chegada da Primavera. Essa tradição era um pretexto para as pessoas conviverem ao livre à volta de abundantes farnéis onde não faltava o salpicão, o presunto, a broa, as azeitonas e outros manjares sempre acompanhados de uma bela pinga.

20230427_162924

Para reviver esta tradição a Academia Sénior realizou, na tarde do dia 27 de abril, no Parque do Gaio, um piquenique-convívio com os seus alunos e associados que se juntaram à volta de abundantes farnéis, partilhados à sombra das árvores, que aí são abundantes. Além da degustação de variados acepipes, o canto e as anedotas vieram trazer a este convívio um ambiente de saudável alegria e de boa disposição, revivendo assim mais uma das muitas tradições populares em vias de extinção.

20230427_165310
Com uma vasta área florestal e uma bela vista para a vila de Arouca, bem como um balouço em forma de coração e algumas mesas, o Parque do Gaio foi um espaço bem escolhido para o “desenterrar das merendas” pelos alunos seniores da Asarc.

O enterro das merendas

Relacionado com esta tradição, celebra-se, em algumas terras, a partir de 8 de setembro, a tradição do “enterro das merendas”. E isto porque, a partir dessa data, com o aproximar-se do outono/inverno as tarefas agrícolas abrandavam e os dias tornavam-se mais curtos, pelo que se dispensava a merenda que os lavradores davam aos seus trabalhadores agrícolas, a meio da manhã e a meio da tarde.

20230427_163815

Nalgumas localidades rurais esta tradição é assinalada, sobretudo pela juventude, que convivia ao ar livre, à volta de uma boa merenda que era acompanhada de uma caixa de cartão contendo uma boneca de trapos e que enterravam nos campos para simbolizar o fim das merendas.

20230427_165319

Vê-se, portanto, que estas tradições estão interligadas e acompanham o ciclo das estações do ano que, por sua vez, comandam o ritmo dos trabalhos agrícolas.

Publicado no jornal “Discurso Directo” nº587 de 12 de  maio de 2023

José Cerca

Anterior:

Seguinte: