Recordação e gratidão
O colégio de Nossa Senhora da Boavista em Vila Real foi o espaço de recepção aos participantes no 4º Encontro de Antigos Alunos Salesianos que passaram pelas casas de formação de Poiares da Régua, Arouca, Mogofores e Manique do Estoril.

Criado há cerca de 80 anos, mas dirigido desde há mais de 3 décadas por um Antigo Aluno Salesiano, o Dr. António José Gaspar, apoiado, no sector financeiro, por um outro Antigo Aluno Salesiano, o Dr. Manuel Acácio, foi nas modernas instalações deste estabelecimento de ensino que os participantes foram acolhidos, no passado dia 4 e 5 de Julho.
Após a saudação de boas-vindas no Auditório do Colégio, seguiu-se a celebração vespertina dominical na capela e que foi presidida pelo Provincial dos Salesianos, o Pe. João de Brito.

O convívio e a partilha de vida
Após o momento da Eucaristia que confere sempre a sua dimensão vertical e espiritual a estes encontros, os participantes deslocaram-se para a Quinta do Paço onde lhes foi servido um excelente jantar, durante o qual cada um dos presentes teve ocasião de usar da palavra, tendo alguns deles partilhado momentos muito interessantes das suas vidas no período em que passaram pela Congregação Salesiana.
Foram testemunhos que tiveram como denominador comum, não só a referência à qualidade da formação recebida nesses ambientes salesianos, a dedicação dos salesianos que passaram pelas suas vidas, bem como a gratidão a todos eles, muitos dos quais já falecidos, e que foram importantes na construção das suas vidas e na maneira de estarem no mundo.
O Colégio da Boavista
Um exemplo muito concreto da acção dos Antigos Alunos Salesianos na sociedade de hoje foi referido pelo psicólogo Dr.José Oliveira, ao apresentar o Colégio da Boavista, em Vila Real, como um estabelecimento que, a nível nacional, se tem destacado não só pelo sucesso escolar, como também pelo nível de segurança e de disciplina que nele se vive.
Certamente que não será indiferente a isto o facto da acção pedagógica neste estabelecimento de ensino ter a marca do “sistema preventivo” aplicado por D.Bosco desde que há 150 anos fundou a Congregação Salesiana para a educação da Juventude.
E o facto é que, mesmo rodeado por 5 estabelecimentos públicos de ensino, o Colégio da Boavista continua a afirmar-se, não só na qualidade do ensino, como no nível de segurança.

E se a limpeza, a ordem e a organização do espaço físico, patenteados nas excelentes instalações deste Colégio, traduzirem o brio profissional dos seus agentes educativos, a exigência e a competência do seu corpo docente, então não será difícil concluir-se que o seu sucesso educativo se espelha também no rosto físico e material deste Colégio e vice-versa.

Em pleno Douro vinhateiro
Embora alguns dos participantes não pudessem ter ficado para o dia seguinte, quer por motivos pessoais, quer por questões de logística, a verdade é que o Domingo acabaria por reservar momentos repletos de sensações únicas que a descida do rio Douro, desde o Pocinho à Régua a todos proporcionou, ao longo das 5 horas que durou essa viagem no “Douro Azul”.

A passagem das 3 eclusas que regulam a navegabilidade do Douro nesse percurso com cerca de 100 quilómetros; o cenário dos vinhedos subindo em socalcos íngremes, quer de uma margem, quer da outra, deste rio a que Miguel Torga apelidou de “doce mar de mosto” foram momentos únicos que bem justificam a atribuição de Património Mundial da Humanidade a esta região de Portugal, também conhecida por Douro Vinhateiro.

Estando inicialmente prevista pela organização do encontro a subida do rio Douro, da Régua até ao Pocinho e o regresso de comboio, a viagem de barco acabaria por ser feita em sentido contrário o que permitiu aos participantes conhecerem algumas regiões interessantes do País na subida de autocarro para o Pocinho, sendo de destacar a paragem no Miradouro de S. Gregório, para se admirar a beleza do vale da Vilariça.

Quinta da Senhora da Graça
Terminada a descida do rio Douro na Régua, os participantes dirigiram-se para a quinta da Senhora da Graça, em Santa Marta de Penaguião, onde os esperava uma deliciosa surpresa gastronómica, composta não só pela prova dos excelentes vinhos do senhor José Manuel Lopes, como também pelos variados acepipes caseiros confeccionados pelas mãos da sua esposa Luísa Valente.
Mas se a abundante mesa era deveras tentadora, a beleza paisagística que dali se observava acabaria por compor magnificamente o cenário de um esplendoroso fim de tarde.
Encerramento com “Estrela” de ouro.
Depois de tantas sensações, não só para o corpo, como também para o espírito, este 4º encontro terminou na quinta da Senhora da Graça com um breve momento musical muito adequado ao momento.

Quis o “empresário artístico” Alceu Mendes da Costa convidar para nos acompanhar na descida do rio Douro um músico seu amigo, Agostinho Estrela que, ao longo da viagem, nos foi interpretando algumas das suas composições originais e por ele acompanhadas à viola. A última das suas músicas com que nos brindou chamava-se “Ave-Maria” e foi com ela que, expressiva e salesianamente se encerrou este 4º encontro de Antigs Alunos salesianos. O próximo terá lugar em Mogofores no primeiro fim de semana de Julho.
José Cerca
{ 3 comentários… lê abaixo ouadiciona }
Comungo à distância das vossas alegrias.
Parabéns José Cerca pela crónica.
Lamento não poder ter estado. Aqui na Alemanha as férias começam pelo dia 15 de Julho, pelo que se torna sempre difícil estar presente.
Um abraço
António Justo
Eu sou antigo aluno de Mogofores e Arouca e gostava de reencontar velhos companheiros e amigos, e partilhar recordações.
Já encontrei algumas pistas na Net mas ainda não foi possível um contacto efectivo.
Eu sou o “Craveiro” como era conhecido no colégio. Sou casado, tenho um filho e vivo no Estoril.
mario.reis@ctr.pt
Caro Mário Reis
Pois está na altura de integrares o grupo de Antigos alunos que frequentaram as casas salesianas de Arouca, Mogofores ou Manique.
Já fizemos 4 encontros, o último dos quais foi este cuja reportagem acabaste de ler.
O do ano passado foi em Arouca. Podes ler a reportagem aqui:
http://bit.ly/qzMPg
O do próximo ano será de novo em Mogofores, no primeiro sábado de Julho.
Vou dar-te mais pormenores por mail.
Um abraço
José Cerca