Universidade de Verão em Arouca

por jcerca em 14 de Julho de 2009

2ª edição melhorada e aumentada

No dia  em que Arouca foi, pela 2ª vez este ano, palco de uma transmissão em Directo para o País e para todo o Mundo, através do Programa “Verão Total” emitido pela RTP, a partir da Praça Brandão de Vasconcelos, começava também, quase à mesma hora televisiva, a 2ª edição da Universidade de Verão, organizada pela Universidade do Porto, em parceria com a Câmara Municipal de Arouca.

Abertura dos trabalhos da Universidade de Verão em Arouca

Sessão de abertura dos trabalhos da Universidade de Verão em Arouca

 Os trabalhos desta Universidade  de Verão foram abertos, ao ar livre, junto ao Museu Municipal, com a presença da vice-reitora da Universidade do Porto, Drª Maria de Lurdes Correia Fernandes e do Presidente da Câmara Municipal, Eng.José Artur Neves que se congratulou por mais esta iniciativa, prometendo garantir todo o apoio da autarquia em edições futuras.

Por sua vez, a vice-reitora integrou esta iniciativa no âmbito dos objectivos da Universidade do Porto em promover uma maior abertura e uma mais concreta ligação à sociedade e à região, tanto mais que Arouca integra, desde há alguns anos, a Grande Área Metropolitana do Porto.

Alunos do Módulo sobre o Mosteiro de Arouca
Alunos do Módulo sobre o Mosteiro de Arouca

Tal como na sua primeira edição, esta iniciativa contempla dois pólos formativos, um em Arouca e outro no Porto, sendo estes módulos orientados por docentes universitários e desenhados dentro do contexto da região em que eles são ministrados, proporcionando aos participantes, nomeadamente em Arouca, um maior enriquecimento cultural, um aprofundamento das realidades culturais e científicas da região, bem como uma agradável fruição das suas riquezas culturais, paisagísticas e gastronómicas.

 Além da parte teórica desenvolvida nas instalações do Museu Municipal, as sessões são intercaladas com visitas de estudo, ateliers e manifestações culturais, o que torna esta iniciativa verdadeiramente aliciante.

Alunos numa das visitas ao Mosteiro de Arouca
Alunos numa das visitas ao Mosteiro de Arouca

A primeira semana é toda ela preenchida com dois módulos cuja temática gira à volta do Mosteiro de Arouca e da Arte nos caminhos de Cister, tendo como Coordenador Científico o Dr. Manuel Joaquim Moreira da Rocha.

Com cerca de 30 inscritos no total dos 5 módulos em funcionamento no pólo de Arouca, a verdade é que, de uma edição para a outra, as inscrições já duplicaram, prevendo-se  que idêntico aumento venha a acontecer na próxima edição, mercê da satisfação cultural, do interesse científico e do relacionamento humano que os participantes têm experimentado no decorrer desta Universidade de Verão em Arouca.

 José Cerca

Publicado no Semanário “Discurso Directo” nº 63 de 17 de Julho de 2009

Anterior:

Seguinte: