FAMILIA SALESIANA DE AROUCA FESTEJA D.BOSCO

por jcerca em 31 de Janeiro de 2011

Uma festa multicultural

Com a presença do Delegado nacional da pastoral juvenil salesiana, Pe. Anibal Mendonça, a Familia Salesiana de Arouca, celebrou, no dia 30 de Janeiro, a festa em honra de S.João Bosco, precisamente na véspera da sua festa litúrgica.

No dia anterior, uma vigília juvenil congregou na igreja do Mosteiro de Arouca algumas dezenas de jovens, adolescentes e crianças que iriam fazer as suas promessas como ADS e Clube Bosco.

Em virtude da transmissão em direto pela TVI da Eucaristia dominical, a missa da festa de S.João Bosco teve lugar na tarde de Domingo. Durante essa Eucaristia, presidida pelo Delegado nacional da pastoral juvenil, foram feitas as promessas e a imposição dos lenços aos diversos grupos integrados no Movimento Juvenil Salesiano, bem como a alguns dos seus animadores.

De referir a presença de muitos Salesianos Cooperadores, bem como a de muitos pais destes jovens, os quais, tal como acontecia no tempo de D.Bosco, colaboraram, das mais diversas maneiras, para a realização desta festa.

A presença também de um grupo de alunos de S.Tomé e Príncipe, a estudarem na Escola Secundária de Arouca e recentemente integrados nas actividades do Centro Juvenil Salesiano, veio trazer a esta festa salesiana uma tonalidade multicultural que acabaria por a enriquecer e diversificar.

Efetivamente, durante o almoço, que teve lugar na cantina da Escola Secundária, graças à amabilidade da sua Diretora, esse grupo de sãotomenses apresentou alguns aspetos da sua cultura africana, através de danças e cantares da sua terra. Também na Eucaristia, durante o Ofertório, foram levados ao altar objetos  da cultura de  S.Tomé e Principe.

Refira-se que esta festa a D.Bosco realizada em Arouca, 30 anos após a saída dos Salesianos desta terra, mereceu um breve apontamento no Programa “8ºDia” que foi transmitido em directo pela TVI, a partir dos claustros do Convento de Arouca.

Imposição dos lenços amarelos aos ADS

ADS e Clube Bosco: grupo geral dos que fizeram as promessas.

José Cerca

Publicado no Semanário “Discurso Directo” nº144 de 04 de Fevereiro 2011

Os interessados em obterem fotos desta festa poderão fazê-lo na Foto-Arte de Arouca

{ 3 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 Miguel 2 de Fevereiro de 2011 às 12:33

Gostei muito desta festa.
Hoje sinto-me um verdadeiro ADS!!!
Obrigado por nós.
Miguel e Inês!!!

Responder

2 jcerca 2 de Fevereiro de 2011 às 14:53

Muito bem, Miguel e Inês. Fico contente por saber que gostastes da festa e tenho a certeza que ireis ser autênticos ADS sendo Alegres, Dinâmicos e Serviçais em casa e na escola,a exemplo de Domingos Sávio.

Responder

3 Conceição Azevedo 6 de Fevereiro de 2011 às 15:25

Parabens , ao Miguel, Ines , Diana , Beatriz e a todos os meninos que fizeram as promessas, é de meninos assim que o mundo precisa.. .

Responder

Anterior:

Seguinte: