LANTERNAS COM LÃS TERNAS

por jcerca em 25 de Novembro de 2012

Exposição da “Semente de Futuro”

                Continua patente no átrio da Biblioteca Municipal de Arouca uma exposição de lanternas elaboradas com o recurso a lã de ovelha por grupos da Associação de Chave “Semente de Futuro”.

                Estas lanternas, agora expostas, foram construídas para serem usadas numa peça sobre S.Martinho e que foi apresentada em novembro de 2011, por esta Associação, com a orientação técnica do Teatro de Montemuro, no Convento de Arouca, por ocasião do Congresso Internacional sobre Geoturismo.

                Refira-se que a aposta no aproveitamento da lã para esta e outras aplicações é uma iniciativa, não só curiosa, como meritória da “Semente de Futuro”, dado que, tal como aconteceu com o linho de outrora, também a lã corre o risco de cair no esquecimento e no abandono de uma prática essencialmente rural e ligada à pastorícia.

                Juntamente com a exposição de diversos modelos de lanternas a “Semente de Futuro” faculta aos visitantes um pequeno desdobrável informativo que contém, não só diversos desenhos elaborados por Elvira Leite, como também uma “ementa” para, a partir deles, se elaborarem lanternas ornamentadas por lãs.

                Sendo a luz um motivo intrinsecamente natalício, pensamos que esta exposição poderá inspirar ou motivar os mais habilidosos em artesanato para a construção de lanternas como adornos familiares nesta quadra natalícia que se aproxima.

José Cerca

{ 1 comentário… lê abaixo ou adiciona }

1 Fernando 18 de Dezembro de 2012 às 5:00

Bonito projeto!
Concordo que ‘para ver a luz do outro, ilumina co’a tua luz’… para veres alegria, mostra alegria, para receberes amizade, dá amizade, para receberes apoio, apoia, … enfim, dá para receberes!

Responder

Anterior:

Seguinte: