GRANDE NOITE JUVENIL

por jcerca em 23 de Setembro de 2014

Alegria, música, cor, ritmo e muita, muita energia, foram as tónicas da noite de Apresentação das diversas actividades desenvolvidas no  Centro Juvenil Salesiano de Arouca, que teve lugar no dia 20 de Setembro, no Terreiro da Rainha Santa Mafalda.

Organizada pelo Centro Juvenil Salesiano, esta noite não poderia ter sido mais juvenil pelas centenas  de jovens, adolescentes e crianças que passaram pelo palco naquela noite.

Na verdade, intercalando a apresentação dos diversos grupos e das várias equipas desportivas desta Associação juvenil, outros grupos juvenis quiseram associar-se a esta grande festa animando, com a sua música, com as suas danças e a sua colorida coreografia esta festa que reuniu, frente ao palco, uma grande plateia constituída, na sua grande maioria, pelos familiares dos atletas e dos demais membros desta Associação.

IMG_0018

Depois de umas breves palavras proferidas pelo Presidente da Direção, Luís Miguel Pinho, a apresentadora, Cláudia Oliveira, começou por chamar ao palco um dos grupos mais numerosos desta Associação, o grupo dos ADS, que integra o Movimento Juvenil Salesiano. Composto por cerca de 80 elementos, apoiados por 7 animadores e distribuídos por grupos, identificados pela cor dos seus lenços, correspondente ao ano escolar frequentado, este grupo dos ADS (Amigos de Domingos Sávio) tem como objetivo ajudar os adolescentes, pré-adolescentes e jovens a aprenderem a viver em grupo e a crescerem como pessoas, orientados por valores cristãos, tais como a amizade, a paz, a fraternidade, a solidariedade, a alegria, a responsabilidade e o serviço aos outros. É por isso que o seu lema é serem “Alegre, Dinâmicos e Serviçais”.

Pelo palco foram passando depois os diversos grupos  desportivos, acompanhados dos seus treinadores, começando pela equipa de natação (29 atletas) que, neste último ano, atingiu excelentes resultados, quer a nível regional, quer a nível nacional. Registe-se, aliás, o protocolo celebrado, recentemente, com a Federação Portuguesa de Natação que permitirá a realização, em Arouca, de estágios para a selecção nacional.

A

Seguidamente, subiram ao palco os atletas mais novos do Centro Juvenil, na modalidade de futebol e que constituem a equipa dos Petizes (27 atletas).

Seguiram-se as equipas dos Traquinas A e B (33 atletas), Benjamins (21 atletas), Infantis A e B (36 atletas) e Iniciados (14 atletas)

De todos os grupos desta Associação só não desfilaram pelo palco o grupo da escola de ténis, com cerca de 30 alunos inscritos e o grupo de BTT.

A apresentação dos diversos grupos foi sendo intercalada com a atuação de outros grupos juvenis, começando pelo Rancho Infantil da Casa do Povo de Arouca e o Grupo de dança do Complexo Desportivo Municipal, “Dance Kids”. A noite foi ainda animada musicalmente pelo duo “Acoustic Therapy”, composto por Tony Noites e Diana Garcês.

A festa da Apresentação das actividades do Centro Juvenil Salesiano terminou com um pequeno musical alusivo a D.Bosco e com uma colorida coreografia executada pelos jovens do Grupo ADS que encerraram o espectáculo cantando o Hino do Bicentenário.

Antes porém, a Vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca, Drª Margarida Belém, quis manifestar o reconhecimento da autarquia pelo trabalho válido que esta Associação vem desenvolvendo, junto das camadas mais jovens, através das suas diversas valências sociais, culturais e desportivas.

A

Sendo uma noite de muita cor, ritmo e alegria, foi também uma noite de grande unidade expressa na figura de D. Bosco, o grande educador da juventude, que fez do desporto, não um fim, mas sim um meio de cativar os jovens, aproximar-se deles e transmitir-lhes os valores do Evangelho, propondo-lhes um caminho de felicidade para fazer deles “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Na verdade, pendurada a meio do palco, num grande cartaz, a figura de D.Bosco como que presidiu a todo este desfilar de crianças e jovens que são a razão de ser desta Associação que, seguindo o espírito salesiano, pretende fazer do desporto e das restantes actividades, uma escola de formação integral e de ocupação útil dos tempos livres.

IMG_0053

E já que se investe tanto no desporto profissional, estas Associações como o Centro Juvenil Salesiano e outras, não podem ficar esquecidas, por parte do apoio autárquico, pois é importante e meritório o trabalho formativo que desenvolvem junto das camadas mais novas do nosso Concelho.

José Cerca

{ 1 comentário… lê abaixo ou adiciona }

1 Fremioth Viegas 24 de Setembro de 2014 às 13:09

Fantástica organização. É preciso evidenciar perante este Mundo imundo o bem que os salesianos fazem. Pena é que os MCS que nós pagamos não dêem notícias destes eventos. Divulgar Cristo é uma obrigação de todo o católico consciente. Não para vaidade pessoal mas para glória DELE.
um abraço

Responder

Anterior:

Seguinte: