INTERCAMBIO COM CHAVE

por jcerca em 2 de Junho de 2015

 Integrados num protocolo estabelecido entre a Academia Sénior de Arouca e o  Projeto “Arouca Inclui” da Adrimag, têm sido desenvolvidos, desde 2013, com o apoio técnico da Adrimag, diversos intercâmbios culturais entre a Asarc e diversas instituições sociais  e algumas associações  culturais e recreativas de Arouca.

APDC1574

Foi o que aconteceu, uma vez mais, no passado dia 30 de maio, quando o coro da ASARC e o seu grupo de cavaquinhos  se deslocaram à Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Chave para aí apresentarem algumas canções populares de Arouca, interpretadas sob a regência de Ramiro Fernandes.

A iniciar este encontro foi apresentada por  Teresa Vasconcelos “uma evocação de Chave”, um trabalho de pesquisa histórica sobre esta Freguesia feito por Brito Negrais de Pinho e durante o qual foram abordados diversos aspectos históricos, geográficos, culturais e  socioecónomicos desta freguesia.

APDC1564

Após esta “evocação de Chave”, foi a vez dos alunos da Escola de Música da Associação anfitriã apresentarem um conjunto de melodias populares interpretadas por 7 cavaquinhos e 5 acordeões, sob a orientação da respectiva professora de música, Isilda Garrido.

Um momento interessante  e curioso deste intercâmbio foi a projecção de um filme mudo e a preto e branco sobre a exploração do volfrâmio em Rio de Frades, durante a II guerra mundial. Trata-se de um curioso registo documental realizado no local, nos anos 40 do século passado, por António Pinto Freire, ex-comandante da GNR e na altura responsável pelo posto de Rio de Frades.

APDC1566

Este raro documento histórico do qual a Câmara Municipal de Arouca adquiriu uma cópia retrata cenas da vida diária no complexo mineiro de Rio de Frades onde chegaram a trabalhar cerca de 3 mil pessoas, muitas delas arouquenses.

A contextualização deste período da história de Arouca que é retratado neste documento foi feita por Bernardo do Carmo, Presidente da Asarc.

Após a projecção deste vídeo teve lugar a atuação do coro da Academia Sénior de Arouca, acompanhado pelo seu grupo de Cavaquinhos e que numa das canções interpretadas evocou também a extracção do volfrâmio: “Eu no minério trabalhava trabalhei, eu no minério muito dinheiro ganhei!”.

A

Este intercâmbio cultural terminou com um abundante “lanche da meia noite” oferecido pela A.C.R.D. de Chave.

José Cerca

Publicado no semanário “Discurso Directo” nº358  de 05 de junho 2015

Anterior:

Seguinte: