REPOSIÇÃO DO BUSTO DE D.BOSCO

por jcerca em 28 de Junho de 2015

busto vandalizado

Depois de derrubado do seu pedestal na noite de sexta para sábado do dia 18 de Abril, o busto de S.João Bosco, localizado no parque municipal de Arouca, desde 2007, voltou a ser colocado no sitio, em condições de melhor segurança, no passado dia 25 de Junho.

Este busto que constitui uma das marcas da passagem dos Salesianos por Arouca onde trabalharam desde 1960 a 1982, foi inaugurado no dia 25 de Fevereiro de 2007 pelo Bispo Salesiano e prémio Nobel da paz, D.Ximenes Belo.

Inauguração do busto

Com o vandalismo a que foi sujeito a base que encimava o pedestal do busto ficou danificada tendo de ser substituída por uma outra em pedra mais dura. Por sua vez, a base do próprio busto foi reforçada com um aro em ferro, e foram usadas  buchas vulcanizadas,  de modo que a sua recolocação oferecesse melhores condições de segurança, do que aquelas que tinha inicialmente.

Refira-se que todo este trabalho de recolocação foi feito por elementos da Direção do Centro Juvenil Salesiano, com apoios das empresas Farcimar e da Arouconstrói.

No próximo sábado, dia 4 de Julho, durante o encontro de Antigos alunos salesianos, a realizar no Convento de Arouca e integrado nas comemorações do bicentenário do nascimento de D.Bosco, será plantada a “árvore do bicentenário” nas proximidades do busto agora recolocado.

José Cerca

Publicado no semanário “Discurso Directo” nº362  de 2 de julho 2015

Anterior:

Seguinte: