“HISTÓRIAS DE AROUCA”

por jcerca em 22 de Setembro de 2015

Decorreu no passado dia 19 de setembro na Loja Interativa de Turismo a apresentação de “Histórias de Arouca”, uma publicação, não em forma de livro tradicional, mas em folhas separadas, em tamanho A3 e reunidas numa capa enlaçada.

 A

Recolhidas durante o ano lectivo de 1994-95 por alunos do 9º e 10º ano, num projecto orientado pela professora Maria Antónia Soares dos Reis Brandão, natural de Arouca e a leccionar então na Escola Secundária de Arouca, estas histórias só agora, passados 20 anos, vieram a público.

Surgidas de um projecto que visava a preservação dos valores da cultura intergeracional estas histórias foram recolhidas pelos alunos junto de pessoas mais idosas, quer da família, quer da localidade em que residiam.

A

Das muitas histórias recolhidas foram seleccionadas 12, escolhendo-se, sobretudo, as que se referiam a Arouca, as que tinham um carácter menos pessoal e que, ao mesmo tempo, apresentavam uma narrativa mais completa.

No dizer da autora desta pequena antologia, “são histórias de lobos, de mouros e mouras, de bruxas, de santos, tão intemporais como o medo, a coragem, o mistério, o amor e a santidade que lhes deram origem”.

Bouceguedim, Moldes, Urrô, Tropeço, S.Mamede, Vila Viçosa, Espiunca e Canelas são alguns dos nomes e lugares de freguesias de Arouca referidos nestes pequenos contos em que o real se mistura com o fantástico e que vieram contribuir para a preservação do acervo do património oral de Arouca.

A

Todas estas histórias foram ilustradas com aguarelas do artista plástico Pedro Avelar que no decorrer da apresentação da obra foi explicando cada uma delas.

No final da apresentação foi entregue aos alunos que fizeram as respectivas recolhas um exemplar desta obra que, no dizer da autora, poderá constituir um ponto de partida para um inventário mais completo das Histórias de Arouca.

José Cerca

Publicado no semanário “Discurso Directo” nº373  de 02 de outubro de 2015

 

Anterior:

Seguinte: