PROCISÃO MARIANA ENCERRA MÊS DE MAIO

por jcerca em 5 de Junho de 2017

Tal como terá acontecido em muitas outras localidades do País, neste ano do Centenário das aparições em Fátima, também a paróquia de Arouca encerrou o mês de maio, no passado 31, com uma peregrinação nocturna, como tem acontecido, aliás, em anos anteriores.

 IMG_0495

Com o andor da Senhora de Fátima, devidamente enfeitado e iluminado, a procissão passou pelas 3 capelas onde, durante todo o mês de maio, foi rezado o terço.

Saindo da capela da Senhora do Carmo, no Calvário, a procissão de velas passou pela capela de S.Pedro e pela capela de Santo António, terminando na igreja do Convento de Arouca. Pelo caminho, velas acesas em muitas casas davam mais brilho à procissão que teve a acompanhá-la sempre um belo luar. Algumas crianças vestidas com trajes populares figuravam as personagens dos pastorinhos de Fátima a quem, há cem anos, Nossa Senhora lhes apareceu na Cova da Iria, pedindo-lhes, entre outras coisas, que rezassem o terço todos os dias  “para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.

IMG_0500

E, na verdade, entre cada uma das capelas percorridas foi rezado  o terço, dirigido pelo pároco Luís Mário e  acompanhado de cantos marianos.

Além de numerosos fiéis, incorporaram-se nesta procissão mariana elementos da irmandade do Santíssimo Sacramento, acompanhados das respectivas opas e cruzes.

José Cerca

Publicado no jornal “Discurso Directo” nº445 de 16 de junho de 2017

Voz Portucalense nº22 de 07 junho de 2017

 

Anterior:

Seguinte: