ADS/ClubeBosco ganha Prémio Internacional

por jcerca em 10 de Junho de 2018

No dia 2 de junho de 2018, realizou-se, em Lyon, França, o décimo segundo Festival de videoclipes, FestiClip, realizado por jovens dos 15 aos 20 anos de vários países. Este ano participaram a França, Alemanha, Bélgica, Espanha e Portugal, num total de 17 videoclipes.

Em representação dos Salesianos de Portugal esteve o Grupo de Jovens ADS/ClubeBosco do Centro Juvenil Salesiano de Arouca com o videoclipe “Volte-Face”, que no dia 29 de abril de 2018 venceu o Clip D. Bosco em Mirandela.

Os videoclipes exibidos demonstram a criatividade dos adolescentes e a sua capacidade em transmitir uma mensagem positiva para os seus pares e muitas vezes para a sociedade em geral, reforçando a ideia de Dom Bosco de que os jovens podem ser educadores de outros jovens.

A comitiva portuguesa – composta pelas animadoras Tânia Melo e Isabel Vale, sendo esta última, uma das atrizes da curta-metragem – foi bastante bem recebida em Lyon e a curta-metragem do Grupo de Jovens ADS/ClubeBosco do Centro Juvenil Salesiano de Arouca foi bastante elogiada pela organização e pelo júri que lhe atribuiu o Premio Criatividade.

IMG_0304

O grupo arouquense é bastante unido, empenhado e que vive aquilo que faz. Não para vencer mas simplesmente pela vivência, pela adrenalina, pelo crescimento e pela aprendizagem, como se costuma dizer quando “veste a camisola” é a valer. Esse espírito de luta, de crença e de força que vão buscar aos ensinamentos de D. Bosco têm dado frutos e coisas muito bonitas que têm partilhado e que principalmente os têm feito crescer.

Claro que este reconhecimento é um incentivo e uma força muito grande de ânimo para o grupo e mesmo para o Centro Juvenil Salesiano de Arouca e para a comunidade arouquense que ainda está muito ligada aos Salesianos.

Não podíamos deixar de registar aqui a reação dos realizadores deste videoclipe, Hélder Antunes e José Gonçalves que dizem: “depois da oportunidade que nos foi dada de representar os Salesianos de Portugal no Clip Bosco em Lyon (França), foi com enorme alegria e sentimento de dever cumprido e honra que recebemos a notícia de mais um prémio conquistado.

IMG_0302

Tentamos abordar um tema considerado pouco falado: o abandono dos nossos idosos, cruzando três gerações. Coube à ingenuidade de uma criança fazer-nos refletir: Será justo abandonar quem sempre cuidou de nós? Serão as nossas opções as melhores? Para nós ou para os outros?

 Sempre prontos para uma aventura, não perdemos esta oportunidade de juntar ao divertimento o nosso dever e direito da palavra, de tentar consciencializar a sociedade dos nossos problemas e fraquezas. Foi um grande desafio, mas sendo Alegres, Dinâmicos e Serviçais, tudo se tornou mais fácil.

Mesmo após 36 anos da saída dos Salesianos de Arouca e do encerramento do seu colégio, o espírito de D. Bosco demonstra estar bem presente em todos os jovens deste grupo. A inspiração dos animadores que acompanham estes jovens em Arouca construiu, nos próprios jovens, a casa Salesiana. É com enorme responsabilidade e orgulho, que cada elemento deste grupo deposita no próximo, o melhor que tem de si.”

As animadoras Tânia e Isabel dizem por sua vez o seguinte: saímos de Portugal cheias de espectativas e regressamos com a satisfação e muito orgulho, consciente que desempenhamos o nosso papel seguindo o lema do nosso grupo.

Chegamos a Lyon, no dia 1 de junho à noite e fomos muito bem recebidas. No dia seguinte visitamos a cidade com a companhia de uma tradutora e sua família. Transportaram-nos para tempos medievais, vimos as ruinas do teatro romano, percorremos caminhos e atalhos criados há séculos, sentimos a aura das catedrais iluminadas pelos belíssimos vitrais e provamos as iguarias típicas da cidade.

À tarde tiramos a foto da praxe com roupas e adereços ao nosso gosto.

Pelas 16 horas iniciaram-se as atividades relacionadas com o 12º FestClip. Durante o Festival que iniciou às 18:30 com a projeção dos clips a concurso, cada um precedido por uma divertida introdução dramatizada pelos apresentadores. Após cada clip registamos a nossa avaliação numa tabela para depois ser considerada para a atribuição do prémio do público. Quando chegou a nossa vez estávamos nervosas pois teríamos de subir ao palco para proceder à sua apresentação. Foi uma responsabilidade tremenda representar os Salesianos de Portugal e também uma grande honra.

IMG_0307

Antes da entrega dos prémios o presidente do júri Padre Jean-Noël teceu algumas observações de cada um dos clips. Acerca do nosso «Volte-face» foi destacada a estética e originalidade, uma apresentação inventiva devido à incidência da luz, o fundo negro, a narração e uma ótima performance. A pertinência da mensagem que atualmente é uma realidade muito presente no mundo e a reação de cada geração.

Chegada a entrega dos prémios começaram pela revelação da escolha do público que foi para «Une rencontre inattendue» de AEPCR de Paris. O prémio para filme estrangeiro foi para «Comme une horloge – Uhrwerk» da Alemanha. O prémio do júri foi para «HUMANOID» de Caen e para «Les grands petits gestes» de Lyon.

E quando chegaram ao Prémio da Criatividade que foi atribuído a Portugal com “Volte-Face” foi uma surpresa, ficamos uns segundos a processar a informação pois não estávamos à espera de ouvir o nosso país chamado a palco mas ficamos extremamente felizes pelo reconhecimento dado ao filme que fomos apresentar com a belíssima realização de Hélder Antunes e José Gonçalves. Foi uma grande conquista para o Centro Juvenil Salesiano de Arouca, para nós ADS e para os salesianos de Portugal.

IMG_0283

A noite terminou como D. Bosco o faria, com uma história onde um pequeno gesto pode trazer uma alegria imensa a muita gente.

Foi uma viagem muito gratificante, uma estadia muito curta mas onde reinou a boa disposição, a hospitalidade e o sentimento de integração na família salesiana internacional.

 Victor Cruz

Publicado no jornal “Discurso Directo” nº469 de  15 de junho de 2018

 

Anterior:

Seguinte: