Desde há 9 anos que a Câmara Municipal de Arouca vem organizando as Olimpíadas seniores integradas nas atividades promotoras do envelhecimento bem-sucedido, junto da população sénior do Concelho de Arouca.
A edição deste ano decorreu no dia 29 de novembro, no pavilhão da Casa do Povo, tendo nelas participaram 22 equipas constituídas por 4 elementos com mais de 65 anos de idade, pertencentes a diversas instituições sociais do Concelho de Arouca.
Cada uma das equipas teve que realizar cinco actividades diferentes, pretendendo, cada uma delas, desenvolver diversas capacidades, desde a resistência, pontaria, rapidez, destreza e equilíbrio dos participantes.
Aos participantes das três equipas com melhor pontuação foi entregue uma medalha comemorativa.
A equipa classificada em 1º lugar, nesta 9º edição das Olimpíadas seniores, foi a equipa da Freguesia de Várzea. O 2ºlugar foi para a equipa 2 da Academia Sénior de Arouca (Asarc). Para a equipa 3 do Espaço Sénior da Câmara Municipal de Arouca coube o 3º lugar.
A realização destas Olimpíadas contou com a colaboração de alunos do 12º ano da Escola Secundária de Arouca que frequentam o Curso Profissional de Técnico de Auxiliar de Saúde.
A demonstração inicial de cada um dos exercícios foi feita por alunos do 1º ciclo da EB1 de Arouca, numa participação intergeracional nestas Olimpíadas seniores.
José Cerca
Publicado no jornal “Discurso Directo” nº481 de 14 de dezembro de 2018