PELA ROTA DO ROMÂNICO

por jcerca em 13 de Abril de 2019

IMG_7555

No dia 12 de Abril de 2019 um grupo de alunos da Academia Sénior de Arouca visitou mais um monumento integrado na Rota do Românico: o Mosteiro de Santa Maria Maior de Pombeiro, em Felgueiras. O anterior tinha sido o Mosteiro de Santo André de Ancede em Baião, ambos, infelizmente, em adiantado estado de degradação, à excepção das respectivas igrejas, por se encontrarem ao serviço do culto paroquial.

Interessante foi a visita guiada ao CIR – Centro de interpretação do Românico, inaugurado em 2018 em Lousada e no qual, através de meios digitais interactivos os visitantes puderam tomar conhecimento dos 58 monumentos desta rota, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega.

IMG_7560

Após a visita ao CIR, foi a vez de conhecer mais um dos monumentos desta rota do Românico, o Mosteiro de Pombeiro que chegou a ser um dos mais importantes mosteiros beneditinos do território de Entre-Douro-e-Minho.

IMG_7515

A manhã deste dia foi ocupada com a visita à fábrica de produção de formas para bolos em Campo – Valongo, a fábrica A Metalúrgica, gerida por um empresário arouquense, o Comendador Agostinho Santos. Esta já foi a maior fábrica do mundo de formas para bolos e ainda é a referência mundial para a indústria de pastelaria e panificação. De salientar o excelente e generoso acolhimento com que os visitantes arouquenses foram brindados pelo proprietário desta empresa, o Dr.Agostinho Santos, natural de Tropeço (Arouca) e sua filha DrªRaquel Santos.

IMG_7525Conhecer o enorme e complexo trabalho que está por detrás da produção de uma simples forma, foi para os visitantes uma enriquecedora surpresa.

Para terminar o intenso dia de visitas uma subida ao monte de Santa Quitéria em Felgueiras e uma visita ao respectivo santuário, construído onde se crê tenha sido enterrada a mártir Santa Quitéria.

IMG_7582

A seguir uma breve paragem para compra do famoso pão-de-ló de Margaride no centro de Felgueiras.

José Cerca

 Publicado no jornal “Discurso Directo” nº490 de  19 de abril de 2019

 

Anterior:

Seguinte: