Em pleno dia de eleições e ainda bastante condicionados pela pandemia, o Centro Juvenil e a Família Salesiana de Arouca quiseram evocar, no dia 30 de janeiro de 2022, a memória de S.João Bosco.
O nome deste grande santo da Igreja Católica e um dos grandes educadores do sec. XIX, começou a ser conhecido e amado em Arouca a partir de 1960, quando os Salesianos vieram trabalhar para esta terra, instalando no Mosteiro de Arouca o ex-Colégio Salesiano.
Faz este ano 40 anos que os Salesianos saíram de Arouca. Mesmo assim o seu espírito e o amor a D.Bosco continuam presentes na memória e no coração de muitos arouquenses, bem como na Família Salesiana de Arouca, constituída pelas Associações do Centro Juvenil e dos Salesianos Cooperadores.
Foi por isso que, na véspera do seu dia litúrgico (31 de janeiro) quiseram evocar a sua memória, 134 anos após a sua morte em Turim, depois de ter dedicado toda a sua vida ao serviço da juventude, em especial da mais pobre e abandonada.
Homenagem junto ao Busto de D.Bosco
Com a presença do Delegado Nacional da Família Salesiana, Pe. Joaquim Taveira, esta evocação começou com uma homenagem junto ao busto de D.Bosco, no parque municipal. Aí foram ditas algumas palavras sobre a figura deste grande educador por dois membros da Família Salesiana, tendo, de seguida, a Presidente da Câmara, Drª Margarida Belém, elogiado a importância da ação do Centro Juvenil Salesiano, nas suas diversas valências, junto da comunidade arouquense.
Finalmente, usou da palavra o Delegado nacional da Família Salesiana que evocou alguns momentos marcantes da extraordinária vida de D.Bosco, tendo começado pelo sonho que ele teve aos 9 anos e que marcou o destino de toda a sua vida, ao serviço da educação dos jovens pobres e abandonados das ruas de Turim.
Esta singela sessão terminou com o cântico “Pai e mestre dos jovens” seguido da deposição de uma coroa de flores, aos pés do busto, pela Presidente da Câmara, pelo Delegado da Família Salesiana e por duas crianças do Centro Juvenil Salesiano.
Seguiu-se a celebração da Eucaristia dominical na igreja do Mosteiro de Arouca e durante a qual foi evocada a memória de S. João Bosco.
No final da Eucaristia forem distribuídos santinhos contendo, no verso, 7 conselhos de D.Bosco para pais, mães e educadores e que continuam a ter uma enorme atualidade nos tempos de hoje.
José Cerca
Fotos de Pedro Fontes
Publicado no jornal “Discurso Directo” nº556 de 04 de fevereiro de 2022