Jornadas sobre Património Natural, Ecológico e Paisagístico

por jcerca em 19 de Junho de 2022

Promovida pela Associação Campo Aberto, em parceria com o Círculo Cultura e Democracia e a Semente de Futuro, teve lugar, no dia 18 de junho, nas instalações da Asarc – Academia Sénior de Arouca – as Jornadas sobre Património Natural, Ecológico e Paisagístico no concelho de Arouca, com o objetivo de partilhar conhecimentos e experiências e suscitar o diálogo e reflexão entre cidadãos e entidades da sociedade arouquense, sobre temáticas ambientais.

Refira-se que a Campo Aberto é uma associação de defesa do ambiente, criada em 2000 e que tem a sua sede no Porto, pretendendo estender a sua ação aos municípios da Área Metropolitana do Porto, sendo “Espaços verdes e vivos” a sua mais recente publicação sobre espaços verdes na Área Metropolitana do Porto.

IMG_20220618_143545

A missão do Arouca Geopark

Depois da abertura das jornadas por dirigentes das 3 associações intervenientes na organização deste evento, usou da palavra a Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Drª Margarida Belém, afirmando que a defesa do património natural e da diversidade ambiental é uma preocupação de todos e de todos depende a capacidade de controlarmos o nosso ambiente. Referiu ainda o “trabalho de formiguinha” que o Arouca Geopark tem vindo a desenvolver para a mudança de comportamentos, sobretudo a partir das camadas escolares concelhias, consciente da importante e urgente missão de preservar o nosso património natural e o equilíbrio da “casa comum” que todos nós habitamos.

IMG_20220618_143603

Como coordenadora executiva da AGA – Associação Geoparque Arouca – coube à Drª Daniela Rocha historiar os momentos mais importantes e decisivos que levaram à criação de Geoparques por todo o mundo, focando-se, de uma maneira especial, no processo que levou à criação do Arouca Geopark, depois de um longo processo de 4 anos de levantamento e inventariação dos principais recursos geológicos existentes no nosso Concelho e que culminou com a criação do Arouca Geopark em 2009. Referiu ainda alguns dos diversos projetos que o Geopark tem vindo a desenvolver no território arouquense.

 Trabalho de grupo

Após este primeiro momento de partilha em plenário, os participantes dividiram-se em grupos temáticos, escolhidos no momento da sua inscrição nas jornadas e que abordavam as atividades agrícolas, florestais, turísticas e o ambiente; as atividades económicas, artesanais e empresariais e o ambiente; e ainda a Cidadania, o Património Natural, Ecológico e Paisagístico.

IMG_20220618_165426

Tratou-se de um momento muito produtivo, cuja síntese foi partilhada em plenário. Antes desta partilha, houve um momento de pausa em que foram servidos vários produtos do projeto Arouca Agrícola, da Semente do futuro, bem como de outros produtores locais.

IMG_20220618_165448

Coube ao vereador da Câmara Municipal de Arouca, D.António Duarte, concluir estas Jornadas que constituíram um importante momento de reflexão, de partilha e de desafios para o futuro, entre os quais foram referenciados alguns como o problema da água, a pastorícia e um eventual Centro Tecnológico da Floresta.

Dada a importância e a amplidão destas temáticas ficou no ar o desejo de futuros encontros que vão ao encontro do aprofundamento destas importantes temáticas abordadas nestas jornadas.

José Cerca

Publicado no jornal “Discurso Directo” nº566 de  24 de junho de 2022

Anterior:

Seguinte: