“PATRIMÓNIO A NORTE” PASSOU POR AROUCA

por jcerca em 9 de Outubro de 2022

e trouxe cultura, gastronomia e música

IMG_5709

Numa iniciativa da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), em colaboração com o Município de Arouca, teve lugar, na tarde do dia 8 de outubro, um conjunto diversificado de atividades que decorreram em espaços do Mosteiro de Arouca.

Tendo como objetivo principal a valorização de espaços patrimoniais, o programa “Património a Norte” teve idênticas ações em monumentos de mais cinco concelhos: Bragança, Tarouca, Miranda do Douro, Alfândega da Fé e Felgueiras. Este projeto da DRCN pretende, não só dinamizar monumentos e museus do norte do País, como também aproximar a população local do seu património, captando assim novos públicos turístico-culturais.IMG_5708

A receção aos participantes teve lugar nos claustros do Mosteiro de Arouca, onde a Presidente da Câmara, Drª Margarida Belém deu as boas vindas ao público presente, destacando “a riqueza incalculável deste Mosteiro”, riqueza essa que muito se ficou a dever à presença de dona Mafalda Sanches que nele viveu no sec.XIII e onde se encontram os seus restos mortais.

Falou, de seguida, a Diretora Regional da Cultura do Norte, Drª Laura Castro, que referiu as principais atividades que iriam decorrer, seguidamente, no âmbito deste projeto. Salientou ainda, como muito positiva, a experiência da gestão tripartida do Mosteiro de Arouca e que está a decorrer entre a DRCN, o Município e a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, prometendo, para breve, o início da remodelação completa do Museu de Arte sacra nele instalado desde 1933.

IMG_5711

Depois de algumas palavras sobre a longa história deste Mosteiro, proferidas pelo Dr. Afonso Veiga, foi feita a apresentação prática, por Cláudio Rodrigues, de uma aplicação sobre a visita virtual interativa ao Mosteiro de Arouca, descarregada para os telemóveis a partir de um código QR entregue a todos os participantes e que, a partir de agora, passará a estar disponível para todos os visitantes, à entrada do Mosteiro de Arouca.

Cultura, gastronomia e música

Depois da visita guiada ao Mosteiro de Arouca, seguindo a nova Aplicação interativa, teve lugar na cozinha do Mosteiro um delicioso momento gastronómico que esteve a cargo das ChefsLígia Santos e Margarida Rego, sob a coordenação do chefe Renato Cunha.

IMG_5725

Depois de explicarem um pouco o conceito de “cozinha de proximidade” que tentaram aplicar no Mosteiro de Arouca, foi dado a provar a todos os presentes uma sopa de castanha e de abóbora, seguida de uma prova de vitela arouquesa que deliciaram todos os presentes.

IMG_20221008_172106

Da cozinha conventual passou-se para o coro baixo do Mosteiro (cadeiral) onde foi servido, como sobremesa musical, um brilhante concerto a cargo da fadista Sara Correia, que encerrou em beleza a edição deste ano de mais um “Património a Norte”.

José Cerca

Publicado no jornal “Discurso Directo” nº573 de 21 de  outubro de 2022

Anterior:

Seguinte: