CONCERTO DE NATAL

por jcerca em 1 de Janeiro de 2023

Arte e inovação

 SG9A0082

Com a ampla nave da igreja do Mosteiro de Arouca, bem como o seu magnífico cadeiral, completamente cheios de gente, teve lugar no dia 30 de dezembro de 2022, o habitual Concerto de Natal, integrado na programação natalícia do Município de Arouca e que já se transformou num importante marco no panorama cultural arouquense.

Iniciado em 1999 e já na sua 25ª edição, este evento esteve suspenso desde 2019 devido à pandemia e regressou agora com a mesma qualidades artística a que já nos habituara e também com algumas inovações.

Efetivamente, além de algumas inovações técnicas relacionadas com a sua transmissão em direto, através do FaceBook e da projeção em ecrã gigante entre a nave da igreja conventual e o coro baixo, a maior inovação teve a ver com a integração de diversos quadros bíblicos, durante o decorrer do concerto.

 Quadros bíblicos

A recriação de algumas cenas bíblicas durante este concerto, levadas a efeito pelo Grupo Cultural e Recreativo de Rossas, foi a inovação de maior destaque na edição deste ano e que muito contribuiu para a qualidade artística e para o enriquecimento cenográfico deste evento.

SG9A0086

A dramatização das passagens bíblicas da anunciação, da visitação, do édito de César Augusto sobre o recenseamento, do nascimento de Jesus em Belém, da visita dos pastores e da adoração dos Reis Magos, integradas ao longo do desenrolar do concerto, transformaram este evento, não só num belo momento catequético, como contribuíram também para ajudar à compreensão do mistério do Natal, bem como para o enriquecimento deste evento, aliando a arte musical à arte dramática, tão bem conseguida com os figurantes do Grupo Cultural de Rossas.

Além deste grupo, o concerto de Natal, dirigido pelo maestro Ivo Silva, contou com a atuação da banda musical de Arouca e da interpretação vocal do grupo coral de Urrô e do Orfeão de Arouca, bem como da participação da solista arouquense Magda Brandão.

Refira-se que as duas últimas peças deste concerto foram dirigidas pelo maestro Paulo Bernardino do Grupo Coral de Urrô e por Ivo Brandão, do Orfeão de Arouca.

No final foi entregue um ramo de flores a cada um dos dirigentes dos grupos envolvidos neste Concerto de Natal.

SG9A0050

Dia Mundial da Paz

Na sequência desta simbólica entrega floral, a Presidente da Câmara, Margarida Belém, evocando o dia mundial da paz que ocorre no início de cada ano, entregou também um expressivo ramo de flores brancas a uma jovem ucraniana que, desde que chegou a Arouca, passou a integrar o grupo coral do Orfeão de Arouca, exprimindo assim a boa integração de ucranianos na comunidade arouquense.

Visivelmente emocionada, a Presidente da Câmara fez votos para que a Paz regresse bem depressa àquele país barbaramente invadido pela Rússia há cerca de 10 meses.

Texto: José Cerca

Fotos: Carlos Pinho

Anterior: