FAMÍLIA SALESIANA DE AROUCA FESTEJA S. JOÃO BOSCO

por jcerca em 25 de Fevereiro de 2014

Embora a festa litúrgica de S.João Bosco se celebre, oficialmente, no dia 31 de Janeiro, data da morte do Apóstolo da Juventude (1888), quis a Família Salesiana de Arouca evocar a memória deste santo no dia 23 de Fevereiro.

P

Assim, a Associação dos Salesianos Cooperadores, o Movimento Juvenil Salesiano de Arouca e o Centro Juvenil Salesiano reuniram-se para celebrarem, com simplicidade e alegria, a festa a S.João Bosco. A animar essa evocação de S.João esteve presente o Pe. Ramiro, salesiano a trabalhar no Colégio Salesiano de Poiares da Régua.

Essa evocação começou por um encontro, no parque municipal, à volta do busto de D.Bosco, onde foram rezadas as Laudes desse Domingo, seguindo-se uma breve apresentação do tema do Reitor Mor para este ano, integrado na preparação para a celebração do bicentenário do nascimento de D.Bosco que ocorrerá a 16 de Agosto de 2015.

P

Com a vivacidade que lhe é característica, não obstante os seus 83 anos, o Pe. Ramiro apresentou ainda “o que é ser santo hoje”, apoiando-se nas palavras do Papa Francisco, recentemente proferidas sobre este assunto.

Depois deste encontro, ao ar livre e sob o olhar do busto de D.Bosco, teve lugar a Eucaristia na igreja conventual, concelebrada pelo Pároco, pelo Pe. Ramiro e pelo Pe. Fernando Gonçalves, pároco de Milheirós de Poiares que se associou à celebração integrado na comemoração do 4º aniversário da inauguração do monumento aos ex-combatentes arouquenses do Ultramar, organizada pela Associação dos ex-combatentes do Ultramar de Arouca.

P

A festa salesiana terminou com um almoço na cantina da Escola E.B.2,3 de Arouca que reuniu uma centenas de elementos da Família Salesiana de Arouca.

José Cerca

Publicado no semanário “Discurso Directo” nº295 de 28 de fevereiro 2014

Anterior:

Seguinte: