Limpar Portugal-Limpar Arouca

por jcerca em 20 de Agosto de 2009

A ideia surgiu o ano passado na Estónia e teve enorme sucesso, quer pelo elevado número de pessoas mobilizadas, quer pela quantidade de lixo recolhido apenas num dia, cerca de 10 000 toneladas.

Limpar Portugal é, pois, um grande projecto ambiental, que surgiu na sequência dessa experiência ocorrida na Estónia e que, além de sensibilizar as pessoas para a educação ambiental, pretende limpar o nosso país num dia: o dia 20 de Março de 2010.

Para coordenar este Projecto ambiental foi criada uma plataforma na internet onde as pessoas se podem inscrever e onde estão a ser criados grupos por cada um dos concelhos do País. Arouca já tem o seu Grupo. Agora para participar nele basta fazer a inscrição nessa plataforma e aderir ao Grupo ARC-Arouca.

 

A importância deste Projecto

 

limparportugal

Sendo Portugal um país com lindas paisagens, quer a nível do interior, quer a nível da costa marítima, verifica-se com bastante frequência que, em muitos sítios, a beleza dessas mesmas paisagens é afectada pelo lixo que a falta de civismo de muitas pessoas nelas vai depositando.

E Arouca, infelizmente, não é excepção. Basta ver o lixo que se encontra espalhado, não só pela Freita, como pelas nossos montes, florestas e rios, à beira das estradas, ou ao longo das diversas Freguesias deste Concelho.

Como trabalho preparatório para esse dia nacional do “Limpar Portugal” (20 de Março) cada pessoa ou grupo de pessoas, após a sua inscrição na Plataforma : http://limparportugal.ning.com , deverá referenciar as principais lixeiras da sua terra, à medida que as for localizando e registá-las na referida plataforma. Para isso seria importante que, em cada zona geográfica de Arouca, se juntasse o maior número de pessoas para localizar os sítios com lixo abandonado, desde plásticos, garrafas, colchões, pneus e até veículos abandonados, de modo a que, após a sua referenciação, se procedesse à sua remoção, no dia 20 de Março de 2010, contribuindo assim para uma Arouca mais limpa.

Visit LimparPortugal

 Se quiseres participar no projecto ou denunciar alguma zona que conheças com lixo em Arouca clica aqui.

Acompanha o Limpar Portugal no twitter aqui.

Se quiseres podes ver aqui o Vídeo com a campanha na Estónia

limpar_arouca

Referenciar – sensibilizar – limpar para acabar com cenas destas!

limpar_arouca_02

José Cerca

Publicado no Semanário “Discurso Directo” nº 69 de 28 de Agosto de 2009

{ 2 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 Marta M 23 de Agosto de 2009 às 13:10

Olá!
De facto, é necessário ampliar esta iniciativa na rede e tornar este mundo um “lugar possível”, quer para nós, quer para os quem virão depois. É nossa responsabilidade fazê-lo.
Será que muitos mais aceitaração a sua quota de responsabilidade?
Por mim tenho feito muita pedagogia e conto continuar a fazê-la no ano lectivo que se inicia.
Pertenço ao grupo de Coimbra e do Porto também.
Voltarei aqui.

Responder

2 jcerca 23 de Agosto de 2009 às 13:17

Marta, todos não seremos muitos para fazer com que este projecto alastre por Portugal inteiro e mobilize as pessoas para a sua concretização e sobretudo para uma maior sensibilização a favor do ambiente. Sim, porque este projecto não pode, nem deve esgotar-se no dia 20 de Março de 2010.
Espero vir a mobilizar as escolas deste lindo Concelho para este grande projecto ambiental.

Responder

Anterior:

Seguinte: