Escola de Órgão do Mosteiro de Arouca

por jcerca em 26 de Junho de 2011

Aprender a “tanger órgão”

Teve lugar no passado Domingo 26 de Junho, no cadeiral do Mosteiro de Arouca a primeira audição dos alunos da Escola de órgão da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, dirigida pelo professor Nicolas Roger, organista titular do Mosteiro de Arouca.

A Escola de Orgão

Tendo sido investidos 380 mil euros no último restauro do órgão de tubos do Mosteiro de Arouca e cujo concerto de inauguração desse restauro teve lugar em Maio de 2009, Arouca ficou mais valorizada no seu património e com excelentes condições para promover eventos culturais com este rara peça da organaria portuguesa.

Depois desse dispendioso restauro seria contraproducente que esse valioso equipamento datado de 1743, fosse votado ao esquecimento.

Consciente desse risco e atendendo às circunstâncias do antigo organista titular dos órgãos do Santuário de Fátima e atualmente organista titular do órgão ibérico do Mosteiro de Arouca, ter passado a residir em Arouca, a Real irmandade da Rainha Santa Mafalda  e a Paróquia de Arouca recorreram aos conhecimentos  e larga experiência do professor Nicolas Roger para iniciarem uma pequena escola de órgão, durante o ano letivo que agora chegou ao fim.

A escola funcionou com 5 alunos arouquenses com idades entre os 10 e os 24 anos: Manuel Brandão (10 anos), Óscar Mendes (11 anos),Diogo Soares (13 anos), Diana Gomes (14 anos) e Sara Tavares (24 anos).

Prof.Nicolas Roger, Sara Tavares, Diogo Soares,Diana Brandão,Óscar Mendes e Manuel Brandão

Primeira audição pública

Para mostrar publicamente a prática adquirida por estes alunos na arte de “tanger órgão”, a Escola de Órgão da Real Irmandade Rainha Santa Mafalda, realizou a sua primeira audição no passado Domingo, e na qual os pequenos organistas, interpretaram  diversas peças dos séculos XVI, XVII e XVIII.

No final da audição a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda ofereceu a cada aluno um ramo de flores que foi entregue pelo respetivo encarregado de educação.

Inscrições de novos alunos

Embora ainda a dar os primeiros passos, a Escola de órgão vai continuar a funcionar no próximo ano letivo estando já abertas inscrições para novos alunos. As inscrições poderão ser feitas diretamente junto do professor pelos telefones 256926496 e/ou 935643555, ou também na receção do Museu de Arte Sacra do Mosteiro de Arouca, durante o seu horário de funcionamento.

Pensamos que esta primeira audição escolar de órgão foi um momento de grande significado e um importante passo para garantir a continuidade da tradição organística do Mosteiro de Arouca.

José Cerca

Publicado no semanário “Discurso Directo” nº165 de 1 de julho de 2011

Publicado no quinzemanário “Jornal de Arouca” nº789 de 30 de junho de 2011

Anterior:

Seguinte: