Junta de freguesia de Arouca realiza passeio para idosos

por jcerca em 27 de Junho de 2011

Da ria até à serra

Foi no passado dia 25 de Junho que a Junta de Freguesia de Arouca organizou mais um passeio para pessoas desta Freguesia com mais de 60 anos.

Ao longo de dez anos os itinerários, escolhidos pela Junta de Freguesia têm sido diferentes, mas o ambiente de são convívio, de alegria e de boa disposição tem-se mantido.

Com uma cuidadosa organização, os quatro autocarros foram sempre acompanhados por uma ambulância dos Bombeiros Voluntários, tendo ainda cada autocarro dois colaboradores voluntários para apoio dos passageiros. Distribuição de bonés e de um lanche  para todos os passageiros foi a primeira tarefa desses voluntários.

O conjunto "Pára, bebe e espeta o garfo" e o seu maestro.

Cerca de 200 pessoas participaram nesta viagem que teve como um dos momentos mais altos o passeio  em barcos moliceiros através de vários canais da ria de Aveiro e durante o qual os participantes tiveram ocasião de apreciarem diversos aspetos da cidade de Aveiro e conhecerem alguns  dados históricos sobre os barcos moliceiros e a apanha do moliço, os barcos mercantéis e o transporte do sal para os armazéns  e também sobre a própria indústria do sal que tão ligada tem estado à  cidade de Aveiro.

Barcos moliceiros prontos para o passeio pela ria de Aveiro

Depois deste momento turístico e cultural e após o almoço na cidade de Aveiro, os excursionistas dirigiram-se para a serra do Bussaco, onde, à sombra da sua frondosa Mata, lancharam e dançaram, animados pelo conjunto típico “Pára, bebe e espeta o garfo” que, como já vem sendo habitual, acompanhou, mais uma vez, o grupo durante todo o passeio.

No Bussaco, os que o desejaram puderam visitar o que resta do Convento de Santa Cruz construído entre 1628 e 1630 pela Ordem dos Carmelitas Descalços que o ocupou até 1834. Parte deste Mosteiro foi então demolido para a construção do Palácio Real que é atualmente o Palace Hotel do Buçaco. Todos tiveram ocasião admirar o magnífico rendilhado gótico das suas fachadas, bem como os jardins envolventes.

Este 10º passeio para idosos terminou no Restaurante do Hotel S.Pedro com uma bacalhoada oferecida a todos pela Junta de Freguesia de Arouca.

Depois do Presidente da Junta de Freguesia. António Rocha ter dirigido algumas palavras de saudação a todos os participantes e ao grupo que animou musicalmente aquele dia, bem como aos Bombeiros que prestaram o seu apoio a este passeio, foi a vez do Presidente da Câmara usar da palavra para se congratular com mais esta iniciativa a favor daquelas pessoas que já deram muito de si  aos outros e que agora merecem viver estes momentos de convívio e de lazer. Considerou mesmo ”bem empregue todo o investimento que se faça a favor destas pessoas”.

António Rocha, entregando as lembranças.

 

O dia terminou com mais um momento de animação pelo grupo “Pára e bebe e espeta o garfo” e durante a qual foram entregues lembranças a todos os participantes neste 10º passeio de idosos.

José Cerca

Publicado no semanário “Discurso Directo” nº165 de 1 de julho de 2011

Publicado no quinzemanário “Jornal de Arouca” nº789 de 30 de junho de 2011

{ 3 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 ana ameliabraga de azevedo matos 27 de Junho de 2011 às 9:42

Muito bom mostre mais gostaria de ver fotos da cidade de Braga

Responder

2 jcerca 27 de Junho de 2011 às 9:52

O passeio não foi à cidade de Braga, mas sim a Aveiro e à serra do Bussaco.

Responder

3 Armando Pinho 30 de Junho de 2011 às 17:29

Gostei muito deste Evento ,mas o que mais me emocionou foi o nome muito ,Sugestivo do Conjunto e o Perfil ? de cada componente…

Responder

Anterior:

Seguinte: