Arouca cada vez mais se vem tornando destino escolhido para muitos turistas que, atraídos pela suas lindas paisagens, pelo seu rico património e pela sua tentadora gastronomia, decidem escolher este concelho como meta para os seus passeios de convívio ou excursões culturais.
No final deste ano letivo várias foram as escolas da Grande Área Metropolitana do Porto que têm escolhido Arouca como destino, o que reflete, de algum modo, a projeção que o nosso Concelho tem vindo a ganhar desde que foi criado o Geoparque Arouca e, sobretudo, desde o momento em que ele passou a integrar a rede europeia de Geoparks.
Tendo Arouca, felizmente, muitos motivos de atração, desde o património natural, ao património geológico, histórico e gastronómico, o seu melhor ex-libris continua a ser o Mosteiro de Arouca que alberga dentro de si uma valiosa riqueza artística, recolhida no seu Mosteiro de Arte Sacra à guarda da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda.
Terminado esse momento musical que deliciou todos os presentes com a majestosa sonoridade deste órgão ibérico, datado de 1743, os professores dividiram-se em dois grupos para facilitar a visita. Enquanto um grupo visitava o Museu guiado pela cicerone da Real Irmandade, o outro visitou os espaços conventuais, acompanhado pelas explicações do Dr. Afonso Veiga.
Depois deste momento cultural e artístico os visitantes abandonaram o Mosteiro à descoberta de outros valores patrimoniais que Arouca tinha para lhes oferecer, a começar pela gastronomia que os relógios de todos aconselhavam a explorar naquele momento.
José Cerca