Quinta de S. João Bosco anima o lugar de Regada

por jcerca em 16 de Julho de 2011

Seguindo uma ideia alimentada por um sonho, alicerçado, por sua vez, num desejo algo misterioso, a verdade é que a quinta de S. João Bosco nasceu no lugar da Regada e é hoje um espaço muito aprazível que veio certamente valorizar aquele lugar da Freguesia de Chave.

Propriedade do senhor Graciano Fernandes é neste quinta que se tem vindo a realizar desde 1994, no mês de julho, a festa ao seu patrono e inspirador S. João Bosco, bem como a S. Domingos Sávio que foi aluno de D. Bosco, grande educador da Juventude e que faleceu em Turim a 31 de Janeiro de 1888. 

Capela de S.João Bosco

Depois que foi criada, esta quinta tem vindo a ser enriquecida e melhorada com novos equipamentos, destacando-se a construção de uma capela dedicada a S. João Bosco e que foi inaugurada em 2004, sendo então benzida por D. António Taipa, bispo auxiliar do Porto.

Foi nesta capela e nesta quinta que, no passado fim-de-semana, se realizou, mais uma vez, a festa em honra de S. João Bosco e de S. Domingos Sávio.

Com um programa bastante variado, é de destacar na 6ºfeira, dia 8 de julho, após a celebração da missa pelo pároco, Pe. Manuel Henriques, a participação de dois grupos juvenis, o grupo ADS (Amigos de Domingos Sávio) do Centro Juvenil Salesiano de Arouca e o grupo de jovens de Chave. Entre cantos, danças e muita animação humorística, quiseram estes grupos abrir assim a animação cultural da festa em honra do Apóstolo da Juventude, S. João Bosco.  

 

Grupo dos ADS do Centro Juvenil Salesiano de Arouca

No sábado e no domingo o programa, além da sua componente religiosa, com missa, terço e procissão, teve um cariz mais popular, onde não faltou a sardinhada, o folclore, o leilão e a animação musical de vários grupos desde “Os amigos da paródia”, a fanfarra do grupo cultural e recreativo de Cavião, até ao rancho folclórico de S.Pedro de Canedo, terminando em beleza com o grupo “Com tradições”.

 

Grupo de jovens de Chave

E com este variado programa a quinta de S. João Bosco foi, uma vez mais, espaço de alegria e de convívio para os habitantes da Regada e da freguesia de Chave, bem como motivo de manifestação de fé e devoção para com um grande santo da Igreja católica, S. João Bosco, santo bem conhecido em Arouca graças à presença dos Salesianos no Mosteiro, durante 22 anos.

José Cerca

Publicado no semanário “Discurso Directo” nº167 de 15 de julho de 2011

{ 1 comentário… lê abaixo ou adiciona }

1 Fernando Ferreira 26 de Dezembro de 2012 às 13:25

Conheço a Quinta e manifesto o meu elevado agrado por este projeto. A fé e a devoção enriquecem os corações dos homens…

Responder

Anterior:

Seguinte: