ASARC VISITA A ALDEIA DE REGOUFE

por jcerca em 15 de Fevereiro de 2015

A

No dia 11 de fevereiro a ASARC fez uma visita à aldeia de Regoufe. Depois de uma caminhada pelas estreitas ruelas desta aldeia, e depois de terem admirado o casario da aldeia visto do lado oposto, os visitantes reuniram-se no Restaurante “O Mineiro” onde tiveram ocasião de assistir à projeção de interessantes imagens captadas em 1942 nas minas de Rio de Frades por António de Pinho Freitas, natural de Águeda e que sendo capitão do exército, esteve destacado no Comando da GNR de Aveiro.

O filme, com imagens históricas da época volfrâmica arouquense, foi comentado pelo Dr.António Vilar que, seguidamente, falou sobre o Volfrâmio de Arouca no contexto da 2ª guerra mundial (1939-45).

A complementar esta exposição foi ainda projectado um breve documentário filmado numa das minas de Regoufe, com depoimentos de Eduardo Soares que, em tempos idos, trabalhou na extracção do volfrâmio de Regoufe.

A

Seguiu-se o almoço no referido restaurante, no fim do qual houve um momento musical com a interpretação de cantos do Cancioneiro de Arouca, alguns dos quais inspirados na saga do volfrâmio.

Como a chuva não permitiu uma caminhada até ao complexo mineiro de Regoufe, e como o almoço agradou a toda a gente, ficou marcado um novo regresso lá para Abril ou Maio, incluindo então uma caminhada até à mítica aldeia de Drave.

José Cerca

Publicado no semanário “Discurso Directo” nº346 de 13 de março 2015

{ 1 comentário… lê abaixo ou adiciona }

1 Maria do Carmo 7 de Novembro de 2016 às 8:49

É das zonas de Arouca que mais gosto. A minha mãe foi professora nas minas de Regoufe entre 56/58 mais ou menos. Talvez por isso era uma zona onde íamos com frequência. Tal como Regoufe, outras deviam ser visitadas para não caírem no esquecimento. A quem teve a feliz ideia da visita, um Bem Haja.

Responder

Anterior:

Seguinte: