MOVIMENTO JUVENIL SALESIANO CONGREGA FAMILIA SALESIANA

por jcerca em 8 de Fevereiro de 2015

Com a presença do Provincial dos Salesianos, Pe. Artur Pereira e do Delegado nacional da Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Aníbal Mendonça, teve lugar no passado sábado, dia 7 de Fevereiro, durante a missa vespertina, celebrada na Igreja Conventual de Arouca, a cerimónia das promessas e da imposição dos lenços aos jovens ADS do Centro Juvenil Salesiano.

 A

A celebração da Eucaristia que contou também com a presença do Pároco, Pe. João Pedro, foi animada musicalmente pelos próprios jovens ADS, sob a orientação do Dr. Miguel Brandão, que dispensou algum do seu tempo para os respectivos ensaios.

Cerca de 40 jovens realizaram ou renovaram as suas promessas e alguns deles (7) assumiram a responsabilidade de animadores dos mais novos. Essa responsabilidade será completada posteriormente com novos momentos de formação.

A espiritualidade juvenil salesiana e a sua dinâmica pretendem fazer dos jovens “bons cristãos e honestos cidadãos”  de acordo com o carisma de D.Bosco e seguindo linhas de alegria, dinamismo e serviço aos outros.

A

Como preparação dessa cerimónia teve lugar na véspera uma vigília de oração ao estilo Taizé.

Aproveitando a presença dos padres salesianos em Arouca foram realizadas algumas actividades com os jovens ADS e feitas reuniões com responsáveis dos diversos sectores da Família Salesiana: Centro Juvenil, Salesianos Cooperadores e Movimento Juvenil Salesiano.

Depois da cerimónia das promessas teve lugar um jantar convívio que reuniu cerca de 200 pessoas entre jovens, seus familiares e membros do Centro Juvenil Salesiano e dos Salesianos Cooperadores.

A

O dia terminou com um espectáculo de variedades em que a música, a dança e o teatro proporcionaram à vasta plateia momentos de alegria e de boa disposição.

A organização agradece a colaboração de todas as pessoas que contribuíram para a realização deste evento, nomeadamente aos senhores padres salesianos e à Direção do Agrupamento de Escolas de Arouca pela cedência de algumas instalações da Escola Secundária para a realização desta festa salesiana.

José Cerca

Publicado no semanário “Discurso Directo” nº342 de 13 de fevereiro 2015

{ 1 comentário… lê abaixo ou adiciona }

1 António Duarte Pereira 11 de Fevereiro de 2015 às 13:20

Apresento, muito sinceramente os parabéns ao meu amigo José Cerca por este momento tão significativo e nobre da vida Salesiana, levado a efeito numa vila toda ela Salesiana, desde os tempos em que o Seminário Salesiano esteve instalado no Convento de AROUCA. Essa Vila faz parte da vocação Salesiana e, o nosso amigo CERCA é o homem dinamizador de todas as atividades, não deixando morrer o elo de ligação entre a VILA e a CONGREGAÇÃO. Fico muito satisfeito, porque foi aí que cantei a minha missa nova. Os Salesianos são aí precisos. Gostei que nessa cerimónia estivessem os representantes máximos dos Salesianos. Parabéns ao movimento. É de louvar.

Responder

Anterior:

Seguinte: