QUEM SERÁ O PRÓXIMO PRESIDENTE DA CÂMARA?

por jcerca em 13 de Setembro de 2017

QUEM SERÁ O PRÓXIMO PRESIDENTE DA CÂMARA?

5candidatos

Algumas conclusões pouco políticas e nada científicas!

A menos de um mês das eleições autárquicas, e durante uma semana, esteve disponível no espaço do grupo Arouquenses, do Facebook uma sondagem para as pessoas deste grupo poderem manifestar aqui a sua preferência, ou fazer o seu prognóstico sobre o próximo Presidente da Câmara. Sobre esta sondagem aqui deixo algumas conclusões pouco políticas e nada científicas:

  1. Tal como a própria pergunta sugere, esta Sondagem facebokiana  foi não um exercício real de votação, mas sim um exercício de prognóstico ou de adivinhação.
  2. Não sendo anónima, essa Sondagem serviu apenas para a indicação das preferências dos participantes quanto à pessoa que gostariam que desempenhasse o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Arouca, no próximo mandato de 4 anos.
  3. Essa preferência não poderá ter o mesmo valor que uma escolha secreta e democrática no próximo dia 1 de outubro, até porque muitas das pessoas que participaram nesta sondagem, não votarão em Arouca, mesmo sendo arouquenses, pois muitas delas ou residem  fora de Arouca ou até no estrangeiro, e nem sequer aqui estarão recenseadas.
  4. Desde o primeiro dia do lançamento da sondagem (6 de Setembro) até ao último dia (12 de Setembro) a maioria das preferências foram sempre para a candidata feminina, Margarida Belém (PS), sendo a diferença relativamente ao  candidato seguinte, Fernando Mendes (PSD/CDS), de mais do dobro, tal como se pode ver na evolução dos dados, durante estes 7 dias. Refira-se que o único candidato que não obteve qualquer evolução foi Francisco Gonçalves (CDU):

Margarida Belém: 136-166-180-185-216-220-238

Fernando Mendes: 56-74-80-81-96-102-110

Victor Brandão:16-20-23-19-23-23-24

Costa Gomes: 16-20-17-15-18-22-21

Francisco Gonçalves: 4-4-4-4-4-4-4

Indecisos: 16-27-30-29-36-40-54

5. Os falsos indecisos. Os votos recebidos como indecisos poderão representar duas situações bem diferentes. A daqueles que ainda não têm a certeza em quem votarão, ou daqueles que, devido à falta de anonimato na configuração da sondagem, votaram mas não desejam que a sua opção seja conhecida a favor deste ou daquele candidato. E como não poderão anular o seu voto, mas apenas alterar a sua opção, acabaram por camuflar a sua verdadeira decisão nesta opção. São os tais falsos indecisos.

6. Independentemente  do resultado desta sondagem, que terá um valor relativo e nada científico, as preferências manifestadas ao longo destes 7 dias, poderão ser ou não validadas por voto secreto e democrático no próximo dia 1 de outubro.

7. Perante os resultados desta sondagem convirá não se entrar, nem em euforia, nem em depressão, pois apenas o voto secreto e democrático escolherá o próximo Presidente da Camara de Arouca no dia 1 de Outubro.

8. Independentemente do resultado que daí sairá, tenho a certeza de que todos os 5 candidatos que se apresentaram a este ato eleitoral sairão VENCE-DORES! Vencedores, porque todos eles, vencendo o seu comodismo e bem-estar pessoal e familiar, decidiram apresentar aos arouquenses novas ideias para o desenvolvimento de Arouca, através de projectos, debates, contactos pessoais, reuniões e numerosas intervenções nos mais diversos sectores da comunidade arouquense.

É por isso que a escolha do próximo Presidente da Câmara não deverá representar a derrota de ninguém, nem de nenhum movimento ou força partidária.

Como vencedores todos deverão merecer o nosso reconhecimento pela sua luta em prol de uma Arouca mais rica, mais bela e mais desenvolvida. É que, afinal, SOMOS TODOS AROUCA!

José Cerca

 

Anterior:

Seguinte: