QUEM SERÁ O PRÓXIMO PRESIDENTE DA CÂMARA?
Algumas conclusões pouco políticas e nada científicas!
A menos de um mês das eleições autárquicas, e durante uma semana, esteve disponível no espaço do grupo Arouquenses, do Facebook uma sondagem para as pessoas deste grupo poderem manifestar aqui a sua preferência, ou fazer o seu prognóstico sobre o próximo Presidente da Câmara. Sobre esta sondagem aqui deixo algumas conclusões pouco políticas e nada científicas:
- Tal como a própria pergunta sugere, esta Sondagem facebokiana foi não um exercício real de votação, mas sim um exercício de prognóstico ou de adivinhação.
- Não sendo anónima, essa Sondagem serviu apenas para a indicação das preferências dos participantes quanto à pessoa que gostariam que desempenhasse o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Arouca, no próximo mandato de 4 anos.
- Essa preferência não poderá ter o mesmo valor que uma escolha secreta e democrática no próximo dia 1 de outubro, até porque muitas das pessoas que participaram nesta sondagem, não votarão em Arouca, mesmo sendo arouquenses, pois muitas delas ou residem fora de Arouca ou até no estrangeiro, e nem sequer aqui estarão recenseadas.
- Desde o primeiro dia do lançamento da sondagem (6 de Setembro) até ao último dia (12 de Setembro) a maioria das preferências foram sempre para a candidata feminina, Margarida Belém (PS), sendo a diferença relativamente ao candidato seguinte, Fernando Mendes (PSD/CDS), de mais do dobro, tal como se pode ver na evolução dos dados, durante estes 7 dias. Refira-se que o único candidato que não obteve qualquer evolução foi Francisco Gonçalves (CDU):
Margarida Belém: 136-166-180-185-216-220-238
Fernando Mendes: 56-74-80-81-96-102-110
Victor Brandão:16-20-23-19-23-23-24
Costa Gomes: 16-20-17-15-18-22-21
Francisco Gonçalves: 4-4-4-4-4-4-4
Indecisos: 16-27-30-29-36-40-54
5. Os falsos indecisos. Os votos recebidos como indecisos poderão representar duas situações bem diferentes. A daqueles que ainda não têm a certeza em quem votarão, ou daqueles que, devido à falta de anonimato na configuração da sondagem, votaram mas não desejam que a sua opção seja conhecida a favor deste ou daquele candidato. E como não poderão anular o seu voto, mas apenas alterar a sua opção, acabaram por camuflar a sua verdadeira decisão nesta opção. São os tais falsos indecisos.
6. Independentemente do resultado desta sondagem, que terá um valor relativo e nada científico, as preferências manifestadas ao longo destes 7 dias, poderão ser ou não validadas por voto secreto e democrático no próximo dia 1 de outubro.
7. Perante os resultados desta sondagem convirá não se entrar, nem em euforia, nem em depressão, pois apenas o voto secreto e democrático escolherá o próximo Presidente da Camara de Arouca no dia 1 de Outubro.
8. Independentemente do resultado que daí sairá, tenho a certeza de que todos os 5 candidatos que se apresentaram a este ato eleitoral sairão VENCE-DORES! Vencedores, porque todos eles, vencendo o seu comodismo e bem-estar pessoal e familiar, decidiram apresentar aos arouquenses novas ideias para o desenvolvimento de Arouca, através de projectos, debates, contactos pessoais, reuniões e numerosas intervenções nos mais diversos sectores da comunidade arouquense.
É por isso que a escolha do próximo Presidente da Câmara não deverá representar a derrota de ninguém, nem de nenhum movimento ou força partidária.
Como vencedores todos deverão merecer o nosso reconhecimento pela sua luta em prol de uma Arouca mais rica, mais bela e mais desenvolvida. É que, afinal, SOMOS TODOS AROUCA!
José Cerca
