NOITE DE MAGIA

por jcerca em 12 de Fevereiro de 2018

NOITE DE MAGIA
homenageia o patrono dos ilusionistas

Não há pessoa alguma que fique indiferente ou que não goste de sentir a magia do ilusionismo ou se surpreenda com a habilidade sedutora dos truques de prestidigitação. Disso se apercebeu cedo São João Bosco que, ainda jovem, começou a querer descobrir e a aprender as técnicas dos ilusionistas que, no seu tempo de estudante, percorriam as feiras ou exibiam os seus truques de magia pelas aldeias.

DBosco_mágico

Mas o objetivo de D. Bosco em querer aprender tais técnicas de ilusionismo era para educar, evangelizar e atrair a atenção dos jovens, principalmente os menos favorecidos.

Como bom educador e comunicador que era, os seus truques de ilusionismo eram, pois, um recurso para atrair e conquistar amigos, através de uma relação de proximidade e de confiança, com a finalidade de frequentarem as práticas de piedade e encaminhar aqueles rapazes pobres e abandonados para um mundo de valores, procurando fazer deles “bons cristãos e honestos cidadãos”.

É por isso que São João Bosco sendo considerado um dos santos mais populares da Igreja Católica e do mundo, além de ser proclamado “Pai e Mestre da Juventude”, foi também designado para padroeiro dos ilusionistas. A homenagem surgiu de alguns “mágicos” da Espanha que, conhecendo as histórias dele com o ilusionismo, o aclamaram padroeiro universal dos ilusionistas.

 A Família Salesiana de Arouca

Arouca beneficiou da presença da Obra salesiana durante 22 anos (1960-1982), através do funcionamento do Colégio Salesiano em espaços do Mosteiro de Arouca.

Trinta e seis anos após a sua saída desta terra o carisma de D. Bosco mantem-se aglutinado na Família Salesiana, através da Associação dos Salesianos Cooperadores, do Centro Juvenil Salesiano e do grupo de jovens ADS pertencentes ao MJS e integrados no CJSA.

Embora o dia dedicado liturgicamente, em todo o mundo, a S. João Bosco seja o dia 31 de Janeiro, a Família Salesiana de Arouca vai festeja-lo no próximo dia 3 de março com um programa do qual constará uma Sessão de Magia na Loja Interativa, aberta ao público.

Esta Noite de Magia organizada pelo grupo dos ADS do Centro Juvenil Salesiano de Arouca, com o apoio da Câmara Municipal, contará com a atuação de 6 famosos ilusionistas que, certamente, irão deliciar e surpreender com a sua arte de magia todo o público.

 Programa

NoiteMagica_cartazA3

  • 15:00 – Tertúlia sobre a “Magia e D. Bosco” com a presença do Provincial, Padre Aníbal Mendonça, e dois ilusionistas com a presença dos jovens ADS e atletas do CJSA.
  • Às 17 horas missa vespertina e cerimónia de imposição dos lenços dos jovens ADS/ClubeBosco na igreja do Convento.
  • Às 18:50 horas jantar de convívio e confraternização com todos os membros da Família Salesiana de Arouca e todas as pessoas que pretendam participar (inscrição no CJSA ou pelo nº 919261081).
  • Às 21 horas espetáculo “Noite Mágica” na Loja Interativa de Turismo com a presença dos ilusionistas: Miss Andy; José Cambra; Luís Santos; Niké Bás, Gustavo Sereno; Filipe Couto. Este espetáculo será aberto ao público devendo a sua entrada ser acompanhada do respectivo bilhete disponível na Loja Interativa.

O Presidente do CJSA

Pedro Pinto

Anterior: