A TÍLIA DA PRAÇA – Exposição das ilustrações

por jcerca em 6 de Março de 2020

Mal se deu cumprimento à decisão da Câmara em cortar alguns dos maiores choupos do seu parque municipal, as críticas e a indignação popular não se fizeram tardar, sendo o derrube de tais árvores o tema principal de conversa durante vários dias.

E sem se saber como, nem porquê, a verdade é que da crítica se passou bem depressa ao receio de que o mesmo destino dos choupos atingisse também as frondosas tílias da praça.

E alastrando-se depressa, como qualquer má notícia, esse medo criminoso chegou rapidamente até à “Célula Ecológica”, onde o Filipe, um dos membros mais ativos deste Clube ambiental, plantou tal receio como se de uma bomba mortífera se tratasse.

IMAGE 4

E, a partir desse dia, a campanha em defesa das tílias da praça nunca mais parou, envolvendo com um entusiasmo incrível, não só os membros desse Clube, como os alunos de todas as escolas dos Agrupamentos do Concelho.

E sob a coordenação da professora Ester da “Célula Ecológica” depressa a defesa das tílias da praça se alargou à defesa de todas as árvores, através da organização de uma “Cibercampanha florestal” que culminou na realização de um bem animado e participado “Dia da Árvore e da Floresta” cujos ecos chegaram a todo o País através da sua divulgação nos média locais e nacionais.

Recorrendo às novas tecnologias e às potencialidades da internet, essa festa em defesa da Floresta mobilizou alunos de todas as escolas e motivou um conjunto diversificado de atividades em defesa de todas as árvores personificada nas tílias da praça.

IMAGE 6

Com um grande valor pedagógico “A Tília da Praça” é, pois, um excelente subsídio de motivação para a celebração do Dia da Árvore e da Floresta nas nossas escolas.

Ao longo da narrativa, o leitor poderá ainda conhecer, em contexto escolar, duas das mais conhecidas lendas de Arouca: a lenda da Senhora da Mó e a lenda das laranjeiras do Burgo, amaldiçoadas pela Rainha Santa Mafalda.

Foi, pois, a partir do derrube de alguns dos maiores choupos no parque municipal em 2005, durante o último mandato do Dr.Zola que teve origem “A Tília da Praça” cuja apresentação pública terá lugar no dia 21 de março na Loja Interativa de Turismo de Arouca (LITA).

Capa_tilia da Praça

A narrativa de José Cerca foi enriquecida com ilustrações do professor José Costa Gomes e que estarão patentes ao público na Biblioteca Municipal, ainda antes da apresentação do livro.

A abertura da exposição terá lugar no dia 11 de março pelas 14.00h com a presença do autor e do ilustrador, acompanhado dos seus alunos. As ilustrações estarão expostas até ao fim de Março.

Anterior:

Seguinte: