No dia 5 de setembro, pelas 15.30h, deu entrada na paróquia de Santa Eulália o seu novo pároco, o Padre José Pedro de Magalhães Novais, que veio substituir o padre Pedro Miguel Amorim Rodrigues, nomeado pelo bispo do Porto para as paróquias de Anta (S. Martinho) e de Guetim (Santo Estêvão) na Vigararia de Espinho.
Natural da Freguesia de São Romão da Carvalhosa, do concelho do Marco de Canaveses, o novo pároco de Santa Eulália foi ordenado sacerdote no dia 11 de julho deste ano, na igreja de S.Lourenço (Igreja dos grilos), pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda. Na Eucaristia esteve presente o vigário de Arouca-Vale de Cambra, Padre José Manuel da Rocha Araújo que lhe deu posse. Esteve também presente o padre Luís Mário, da paróquia de Arouca e São Salvador do Burgo, bem como o padre António Jorge Oliveira, da paróquia de Banho e Carvalhosa, Marco de Canaveses que quis fazer uma surpresa ao seu ex-paroquiano e agora novo pároco de três comunidades paroquias do Concelho de Arouca. Os pais do novo pároco, bem como a sua irmã acompanharam-no nesta sua nova missão em terras de Arouca.
O poder político quis também estar presente nesta entronização do novo pároco, através da Presidente da Câmara de Arouca, Dra. Margarida Belém e do Presidente da Junta de Freguesia de Santa Eulália, Hélio Soares.
Um colorido tapete de flores, com 5 metros de comprimento e 3 metros de largura, feito pelos catequistas desta comunidade paroquial, enfeitou a entrada na igreja e acolheu assim festivamente o seu novo pastor.
Nesse mesmo dia e pelas 18.00 o Pe. José Pedro Novais tomou também posse como pároco na paróquia de Santo Estêvão de Moldes, onde ficará a residir, tomando no próximo domingo, dia 12, pelas 16.00h posse, também como pároco, na paróquia de São Barnabé em Janarde.
Publicado no jornal “Discurso Directo” nº547 de 17 de dezembro de 2021