O Desporto como escola de formação

por jcerca em 9 de Dezembro de 2021

Uma das várias vertentes do Centro Juvenil Salesiano que tem acompanhado esta Associação, desde a sua criação, ainda como “Oratório”, no tempo em que os Salesianos chegaram a Arouca, é o Desporto. Desporto não como um fim, mas como um meio, tal como D.Bosco o utilizava com os seus rapazes. Desporto não só como atividade física, mas também como escola de formação.

CJSA_logo_reduzEfetivamente, para D.Bosco a prática desportiva com os seus rapazes sempre ocupou um lugar importante no seu sistema educativo. Para ele, o desporto era, acima de tudo, uma escola de formação do caráter em que o respeito pelo outro, a solidariedade, o autocontrolo, a amizade e a alegria eram valores sempre presentes.

Na verdade, o desporto de grupo é um campo de relações, não só táticas, mas sobretudo interpessoais. E é no aproveitamento deste jogo de relações pessoais e humanas que reside o valor pedagógico e formativo da atividade desportiva. Em qualquer casa, ou instituição salesiana, como é o caso do Centro Juvenil Salesiano de Arouca, o desporto não pode ser encarado apenas como um fim, mas sim como um meio, tal como D.Bosco o utilizava, para chegar junto dos seus rapazes e melhor deles se aproximar com intuitos educativos e catequéticos.

Não nos podemos esquecer que o desporto é uma escola de formação que pode transmitir aos jovens um conjunto de valores que os moldam para a vida e que são verdadeiramente importantes ao longo do seu processo formativo.

1993_CJSA_equipaNa perspetiva da pastoral juvenil salesiana, o desporto pode e deve ser usado como um poderoso meio para combater alguns vícios, bem como certos excessos e abusos temperamentais. Na verdade, o desporto deve ser praticado sempre numa linha de fair-play, de modo a que a sua prática não seja apenas um fim em si, mas um meio através do qual a criança, o adolescente ou o jovem aprende a atingir objetivos; a treinar a tenacidade e a perseverança; a praticar o espírito de sacrifício e a resistência à adversidade; a desenvolver o espírito de equipa, a união, a solidariedade e a capacidade de entreajuda; a pôr em prática o respeito pelo outro e por si próprio. O desporto, quando pedagogicamente bem orientado, pode ser uma maneira do jogador aprender a melhorar-se constantemente; a desenvolver a competição leal; a praticar a rejeição da batota e a aprender na prática o saber ganhar e o saber perder.

1969_Equipa_centro juvenil

É evidente que a obtenção destes valores positivos do desporto por parte do desportista, tenha ele a idade que tiver, depende muito da atenção, da sensibilidade e da capacidade de liderança do adulto/treinador/formador que dirige e orienta a equipa, pois dele depende muito o saber utilizar o desporto para o crescimento e o desenvolvimento dos seus desportistas.

É por isso que o “pátio salesiano” como espaço de recreio, de lazer e de relações pessoais sempre desempenhou, na pedagogia salesiana, um importante papel formativo.

2010_festa do CJSA (1)2010_festa do CJSA (4)

Daí a importância que os pátios e os recreios têm no projeto educativo de qualquer casa salesiana. Por isso, atrever-me-ia a dizer que os campos desportivos utilizados pelos numerosos atletas do Centro Juvenil Salesiano deveriam transformar-se, pela sua potencialidade educativa, em autênticos “pátios salesianos” sob o olhar pedagógico dos respetivos treinadores, o que acabaria por reforçar o selo e a marca salesiana desta Associação, nascida dentro do Mosteiro de Arouca há cerca de 60 anos.

José Cerca

Anterior:

Seguinte: