CONCERTO “BELLA ITALIA”

por jcerca em 12 de Dezembro de 2021

 Executado pela Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, este concerto que teve lugar na igreja do Mosteiro de Arouca, no sábado, dia 11 de dezembro, pelas 19.00h, foi constituído por dois grupos de músicas. O primeiro grupo, com lindas e bem conhecidas melodias italianas de autores dos sec. XVIII e XIX. O segundo foi preenchido por temas natalícios, mundialmente conhecidos e interpretados pela musicalidade e ductilidade vocal de Marina Pacheco, vencedora da 26ª edição do Prémio Jovens Músicos e galardoada em vários concursos europeus.

IMG_4105

Não sabemos se terá sido por falta de divulgação, se pela hora escolhida, ou se por motivos pandémicos, mas a verdade é que foi maior o grupo dos executantes do que o grupo dos ouvintes. E um concerto belíssimo como bela é a Itália e a sua música e como belo e magnífico é o espaço em que foi executado, bem mereceria uma plateia mais numerosa, não só pela arte musical que tal concerto nos ofereceu, como também pelo esforço que esteve subjacente à sua preparação.

IMG_4096

Pertencente à Associação Cultural de Plectro, com sede em Gondomar, a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, ofereceu-nos, apesar de tudo, um belíssimo concerto que, na falta da moldura humana adequada, foi também enriquecido e beneficiado com a beleza do cenário barroco em que foi executado.

IMG_4095

O próximo Concerto, no mesmo local, será já no dia 21 de dezembro pela Orquestra e Coro XXI.

Trata-se de um projeto que reúne jovens músicos portugueses residentes no estrangeiro com o duplo objetivo de manter uma forte ligação entre estes jovens e o seu país de origem e de levar momentos musicais de excelência a um público o mais diversificado possível.

ORQ XXI DEZ 2021 Cartaz A3

Anterior:

Seguinte: