VISITA A UMA ESCOLA DENTRO DE OUTRA ESCOLA

por jcerca em 17 de Novembro de 2022

Foi na antiga escola E.B.2,3 de Arouca, agora profundamente remodelada, que há cerca de 25 anos um grupo de professores ali trabalhou e conviveu e foi de tal modo marcante esse período que, passados 25 anos, alguns deles decidiram regressar a Arouca, evocando esse período das suas vidas vivido nesta terra e nessa escola.

Mas 25 anos depois ninguém esperaria encontrar a escola onde trabalhou e conviveu igual – e mal seria se assim fosse!

IMG_4810

Mas mais do que visitar o espaço físico o que contou, principalmente, neste encontro foi recordar e revisitar o espaço social, afetivo e de relações humanas que se criou nesse espaço físico agora completamente remodelado.

E esse espaço afetivo, passe o tempo que passar, dificilmente sofrerá alterações, como as que sofreu o espaço físico, pois tais vivências permanecem inalteradas no registo da memória coletiva daqueles que aí trabalharam e conviveram.

Foi a evocação desses belos tempos e desses espaços afetivos, humanamente muito ricos, que constituiu a essência e a motivação principais deste encontro.

IMG_20221112_150259

De referir que a visita a essa escola, dentro de uma outra escola, teve a presença da Presidente da Câmara Municipal de Arouca e da Vereadora do pelouro da Educação e foi precedida de uma receção musical pelo grupo coral e instrumental da Academia Sénior de Arouca, a quem o grupo de professores agradece, sensibilizado, tal gentileza musical.

Asarc_na Escola básica

No final da atuação musical, a Presidente da Câmara ofereceu a cada professor a publicação “A tília da praça”, cuja narrativa se passa, quase toda ela, dentro daquela escola.

O autor, que também aí  foi professor, autografou, com dedicatória personalizada, o exemplar entregue a cada um dos participantes nesse encontro.

_MG_4853

Anterior: