Um dos tipos de resíduos com o maior crescimento na União Europeia são os resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE). Calcula-se que cada cidadão europeu produza uma média de 14 quilogramas de REEE por ano, segundo dados da Comissão Europeia.
A bem do ambiente, liberte-se deles, imediatamente!
Muitos desses resíduos contêm substâncias perigosas para o ambiente e para a saúde como por exemplo o arsénio, o chumbo, o cádmio, o crómio, o mercúrio, entre outros.
Face a estes perigos, a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (Amb3E), em colaboração com o Ministério da Educação, promoveu, desde o ano passado, o Projecto Escola-Electrão que pretende sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e a comunidade em geral, para o correcto encaminhamento dos Resíduos Eléctricos e Electrónicos (REEE).
Este projecto destina-se a todos os alunos do 2º ciclo e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário envolvendo-os mesmo num concurso inter-escolas.
Inscreveram-se neste Projecto 603 escolas de todo o País. Do distrito de Aveiro participam 42 escolas, entre as quais as Escola Básicas do 2º e 3º ciclo de Arouca e de Escariz.
A recolha dos equipamentos REEE
As escolas envolvidas neste projecto recolherão, através dos seus alunos, todo o tipo de equipamento eléctrico e electrónico, habilitando-se mesmo a ganharem prémios de acordo com os quilos recolhidos.
Para as escolas aderentes do Concelho de Arouca a recolha dos equipamentos decorrerá de 20 de Janeiro a 9 de Fevereiro (Escola de Escariz) e 21 de Janeiro a 10 de Fevereiro (Escola E.B.2,3 de Arouca).
Em cada uma das escolas aderentes foi criado o Dia Electrão que consiste na visita do Ponto Electrão Metálico às escolas aderentes, permitindo assim o contacto da comunidade escolar com este contentor criado pela Amb3E e especialmente concebido para receber REEE de pequena e média dimensão. Para a Escola E.B.2.3 de Arouca o Dia electrão será no dia 5 de Fevereiro.
A Câmara Municipal de Arouca, através do seu pelouro do Ambiente, apoiará esta recolha e dar-lhe-á continuidade, mesmo após terminada esta campanha escolar.
Durante todo o período da recolha, quem possuir em casa equipamentos eléctricos e electrónicos para reciclar deverá fazê-los chegar, pessoalmente, ou através dos alunos, a uma das escolas aderentes a este Projecto.
A bem do ambiente, liberte-se deles, imediatamente!
José Cerca
Publicado no Quinzenário “Jornal de Arouca” nº756 de 15 de Janeiro de 2010 Publicado no Semanário “Discurso Directo” nº89 de 15 de Janeiro de 2010

{ 2 comentários… lê abaixo ouadiciona }
Antes de mais: Parabéns pela iniciativa
Quase que lamento contudo, que tenha de haver prémios e incentivos para as escolas e alunos, e sejam estes a veicular uma informação aos pais e encarregados de educação, sobre o que fazer com esses “monstros” electrodomésticos. Mas é excelente e funciona como uma pequena bofetada destes aos “papás” que deitam electrodomésticos bela borda fora pelas florestas do nosso país (e onde Arouca não é absolutamente excepção). Pode ser que fiquem com alguns remorsos.
Poderia mostrar por aqui algumas fotos de televisores e frigoríficos encontrados pelas nossas matas de Arouca e que certamente estas iniciativas teriam evitado, sobretudo se associadas ao bom senso dos adultos que prevaricam.
A quantidade de pilhas (químicas e maior parte não alcalinas) encontradas nas bermas, lixeiras e em locais tão puros (ou quase) como Drave , as lâmpadas (então as fluorescentes são um venêno autentico) que se encontra espalhadas por aí, denotam uma fala de civismo mas sobretudo um atentado ambiental que deveria incomodar tudo e todos.
Os miúdos estão a dar um bom exemplo. Estão a ser sensibilizados e lembrar os pais que há alternativas sustentáveis para dar um fim muito mais digno a esses equipamentos que já não queremos.
Esperemos que os filhos destes jovens, não precisem de os lembrar que um dia, foram eles que desempenharam este papel.
Parabéns pela iniciativa.
Aproveito ainda para desafiar todos a participar num grande evento nacional e que Arouca faz parte: Limpar Portugal num só dia!!!
Inscrevam-se em http://www.limparportugal.ning.com
Procurem o nosso grupo de Arouca.
Verão o que se faz por cá e o que nos propomos a fazer. Vejam as lixeiras já identificadas e o muito que falta fazer para sensibilizar todos.
Jorge Amorim
Quer o projecto “Escola Electrão”, quer o PLP (Projecto Limpar Portugal) se encontram na mesma linha de preservação do ambiente. E infelizmente, muitos cidadãos ainda não se aperceberam dos atentados constantes que pessoas inconscientes fazem ao ambiente, depositando não só electromésticos, como pneus, colchões, garrafas, plásticos e toda uma variedade enorme de lixos de efeitos altamente poluidores e prejudiciais ao ambiente.
O próximo dia 20 de Março é um desafio a todos os cidadãos para voluntariamente colaborarem na erradicação de muitas lixeiras espalhadas por todo o nosso concelho de Arouca.
O desafio imediato é colaborarem na sua localização para no dia L (de Limpeza) se proceder à sua remoção.