ACADEMIA SÉNIOR DE AROUCA

por jcerca em 7 de Junho de 2011

Um passeio pela história

 A Academia Sénior de Arouca (ASARC) realizou no passado dia 4 de Junho o seu primeiro passeio anual que constituiu uma visita de estudo às ruínas e ao Museu Etnográfico de Conímbriga  e ao Mosteiro de Alcobaça.

Quarenta e duas pessoas entre alunos da Academia e alguns dos seus familiares e amigos, acompanhados pelo professor de História, dr. Afonso Veiga, que foi enriquecendo a visita com informações históricas sobre os espaços visitados, deram assim concretização prática a um dos objetivos com que esta Associação foi criada: promover o convívio e a animação cultural entre os seus membros.

O grupo frente ao Mosteiro de Alcobaça

 

Em Alcobaça, durante o almoço servido num dos restaurantes localizado  à sombra do imponente Mosteiro, a Presidente da USALCOA, Universidade Sénior de Alcobaça, deu as Boas-vindas à ASARC tendo-se seguido uma troca de lembranças entre estas duas instituições congéneres.

Após o almoço seguiu-se a visita não só à Igreja gótica do Mosteiro, como também aos seus diversos espaços conventuais. Durante a visita e em plena nave central da igreja do Mosteiro de Alcobaça, o grupo teve ocasião de escutar o Coro da paróquia de Santa Catarina de Estocolmo (Suécia) que, ladeados pelos imponentes túmulos dos infantes D.Pedro e D.Inês, interpretaram melodias sacras da Irlanda, Itália, Islândia, Noruega e Suécia.

Admirando a beleza dos túmulos de D.Pedro e D.Inês

 

José Cerca

Publicado no semanário “Discurso Directo” nº162 de 9 de junho de 2011

{ 1 comentário… lê abaixo ou adiciona }

1 Odete Brandão 8 de Junho de 2011 às 9:57

Gostei muito desta visita de estudo a Conimbriga e a Alcobaça. Aprendemos coisas muito interessantes e convivemos muito.Desejo que no próximo ano possamos realizar outros passeios também interessantes.

Responder

Anterior:

Seguinte: